Agronomia: IAC promove melhoria da qualidade das análises de solo para fins agrícolas

Reunião Anual de especialistas no assunto acontecerá no dia 22 de fevereiro, em Campinas

qua, 16/02/2005 - 15h23 | Do Portal do Governo

Em época de preços altos de insumos e tendência de queda de preços de commodities agrícolas, a adubação feita de modo racional – com base na análise de solo – é essencial para manter a lucratividade. A verificação do solo e a identificação dos elementos necessários para manter a terra produtiva por longo período requer laboratórios capacitados. Para promover a melhoria da qualidade das análises de solo para fins agrícolas e a uniformização de métodos e procedimentos ligados a essa atividade, o Instituto Agronômico (IAC) irá realizar a 20ª Reunião Anual do Programa de Controle de Qualidade – Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para Fins Agrícolas.

O evento será no próximo dia 22 de fevereiro, das 9h às 17h, no IAC, em Campinas. A Reunião é dirigida a responsáveis por laboratórios de análise de solo, técnicos e outros interessados no assunto. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (19) 3236-9119. A programação pode ser conferida pela internet, no site do Instituto Agronômico.

Os responsáveis por 89 laboratórios de análise de solo de vários estados brasileiros estarão reunidos no IAC para tratar da qualidade de análise de solo. Esses laboratórios fazem parte do ‘Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para Fins Agrícolas’, como o Programa de Qualidade do IAC é conhecido. No Programa, são avaliadas as análises básicas (acidez, disponibilidade de nutrientes pelo método da resina de troca iônica, teor de matéria orgânica, saturação por bases etc), as análises de micronutrientes (elementos absorvidos em pequenas quantidades pelas plantas, porém, essenciais ao seu desenvolvimento) e também as determinações granulométricas (argila, areia).

O foco do Programa de Laboratórios do IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é aprimorar a qualidade do serviço de análise prestada aos agricultores pelos laboratórios públicos e privados. Além de disponibilizar o método de análise, o IAC oferece treinamento para os laboratórios. O objetivo é contribuir para que os produtores tenham acesso a análises de qualidade e possam, dessa forma, ter diagnósticos corretos e, conseqüentemente, solos mais rentáveis. ‘Cerca de 30% dos laboratórios são de pequenas empresas que têm essa prestação de serviços como a principal atividade, daí a importância do apoio do IAC por meio do Programa de Laboratórios’, afirma o pesquisador Heitor Cantarella, do IAC. Outros 15% dos laboratórios pertencem a cooperativas e associações de produtores e 24% deles são ligados a empresas e fundações que se dedicam também a outras atividades.

Além da qualidade da análise, é importante destacar a qualidade dos métodos desenvolvidos pelo IAC, gerados para solo tropical de modo a dar um bom diagnóstico da fertilidade. ‘Os métodos incluem também micronutrientes, importantes à medida que os patamares de produtividade aumentam e os solos são cultivados por longos períodos’, afirma Cantarella. A qualidade do serviço realizado pelos laboratórios particulares é indicada pelo ‘selo’ do Programa de Qualidade, que o IAC atribui àqueles que apresentam desempenho satisfatório no Ensaio de Proficiência em 2004.

Análise de solo determina sucesso da lavoura

É importante ressaltar que o sucesso de uma lavoura pode estar na correta análise de solo. Por outro lado, o descuido com esse aspecto da agricultura pode levar o produtor a amargar longos prejuízos. Isso porque as análises de solo para fins de fertilidade são capazes de diagnosticar problemas de acidez e deficiências de nutrientes. Essas informações são fundamentais para o uso correto e a escolha do tipo e doses de fertilizantes e calcários. O produtor que cuida da sua terra sem essa orientação profissional corre o risco de empregar produtos inadequados em qualidade e quantidade. O resultado é prejuízo sentido no bolso, pois a correção do solo e a adubação representam de 20 a 30% do custo da produção agrícola. Outro prejudicado é o ambiente, que acaba por receber mais agroquímicos que o necessário para as culturas.

Apesar da importância dessa ferramenta – de baixo custo e acessível em laboratórios em todo o estado de São Paulo – cerca de 50% apenas dos agricultores de áreas menos tecnificadas recorrem às análises de solo. Nas propriedades mais tecnificadas do estado de São Paulo, o uso de análise de solos chega a 90% dos produtores. Esses dados são de 1996, mas revelam que muitos produtores ainda não se atentaram que estão dispensando uma grande aliada na busca da produtividade sustentável.

20ª Reunião Anual do Programa de Laboratório do IAC
Data: Terça-feira, 22 de fevereiro de 2005
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório Otávio Tisselli Filho – Instituto Agronômico
Av. Barão de Itapura, 1481, bairro Guanabara – Campinas/SP

Da Assessoria de Imprensa do IAC
Por Carla Gomes

(LRK)