Agronegócios: Trabalhos do IEA são apresentados no Congresso Brasileiro de Olericultura

O evento termina na próxima sexta-feira, dia 1

seg, 28/07/2003 - 17h39 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentam dois trabalhos no 43º Congresso Brasileiro de Olericultura, que começou neste domingo dia 27, e termina no dia 1º de agosto, em Recife.

O evento, que tem como tema ‘Hortaliças: qualidade e segurança alimentar’, é promovido pela Sociedade de Olericultura do Brasil e organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária e Embrapa Semi-Árido de Petrolina.

Um dos estudos, cujo título é ‘Informações prioritárias à organização e reconversão das cadeias produtivas em horticultura’, tem como autores Waldemar Pires de Camargo Filho e Felipe Pires de Camargo. Propõe a elaboração do perfil dos agentes das cadeias produtivas de orgânicos e sugere o cadastramento de firmas produtoras de insumos para agricultura orgânica, das associações de produtores por Estado, além da área cultivada e da produção por certificadora, entre outras propostas.

Já o trabalho denominado ‘Crescimento regional da área e da produtividade de batata, cebola e tomate no Estado de São Paulo, 1983-2002’ foi elaborado pelos técnicos Ana Maria Montrágio Pires de Camargo, Mário Pires de Almeida Olivette, Denise Viani Caser, Ana Cláudia Nóbrega Siqueira e Felipe Pires de Camargo. Mostra em linhas gerais que o aumento da produção deu-se pela adoção de tecnologias poupadoras de terra.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.43cborecife.com.br.

Do Instituto de Economia Agrícola
C.A