Agronegócios: Secretaria organiza II Feira da Pequena Agroindústria

Feira da Pequena Agroindústria acontece de 26 a 28 de junho de 2003

qua, 26/03/2003 - 15h53 | Do Portal do Governo

Em suas duas primeiras edições realizadas no Centro de Convenções do Circuito das Águas de Serra Negra, a Feira da Pequena Agroindústria se consolidou como evento de grande importância para os produtores rurais e empresários interessados em agregar valor a sua produção. Ciente desse potencial, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura Municipal de Serra Negra organizam, pela terceira vez, o evento que reunirá empresas, instituições, governo e produtores para intercâmbio de informações, facilitando o acesso às novidades do setor e possibilitando, também, a identificação de novos mercados e canais de comercialização.

Segundo o engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, coordenador da CATI, os principais objetivos do evento são a difusão de informações e a exposição de máquinas, equipamentos, embalagens, tecnologias, produtos e serviços para as agroindústrias de pequeno porte, buscando incentivar a agregação de valor à produção agropecuária e a promoção do desenvolvimento local sustentável.

O evento é destinado a proprietários de pequenos laticínios, fabricantes de embutidos e defumados, empresários da área de vegetais minimamente processados, produtores de vinagre ou bebidas como vinhos, aguardente, suco ou polpa de frutas; proprietários de entrepostos de mel, de fábricas de conservas, de doces, geléias e temperos caseiros; donos de padarias e confeitarias artesanais; produtores de grãos, de hortaliças ou de frutas; empreendedores do turismo rural, piscicultores e pecuaristas.

Segmento pouco explorado, mas com grande potencial para novos empreendimentos, o público da Feira da Pequena Agroindústria caracteriza-se pela avidez de informações, seja na compra de equipamentos ou produtos, seja na busca de tecnologias, embalagens e marketing, tornando-se um campo fértil e rentável para expositores e empresários.

Na edição de 2002, a Feira da Pequena Agroindústria recebeu mais de quatro mil visitantes das mais diferentes regiões do Estado de São Paulo e do País. O evento contou com a presença de 56 caravanas de produtores e empresários rurais, constatando-se um público proveniente de 299 municípios do Estado de São Paulo e grupos vindos de 13 outros Estados da federação: MG, RJ, DF, CE, SC, PI, ES, TO, RO, PA, PR, MT e RS.

Local ideal para expositores

O Centro de Convenções Circuito das Águas de Serra Negra, SP, conta com toda a infra-estrutura necessária para a realização de eventos, com 15.000m² de área coberta para exposições, sala de apoio, cozinhas, heliporto e amplo estacionamento. Além disso, possui três auditórios, onde neste ano está previsto um ciclo de palestras técnicas.

Mais da metade do recinto já está reservada para expositores da área de equipamentos para laticínios, máquinas para área de produtos cárneos (embutidos, frios e defumados); despolpadores e desidratadores de frutas ou vegetais; equipamentos para panificação; para processamento de vegetais, empresas prestadoras de serviços como assessoria técnica; equipamentos e produtos para embalagem a vácuo ou atmosfera modificada; representantes de diversas empresas de embalagens; agentes financiadores e bancos, empresas de estufas; produtores rurais organizados, prefeituras municipais e muitos outros .

Oportunidade de negócios e intercâmbio de informações

Para esta terceira Feira, Beatriz Cantusio Pazinato Pazinato, uma das organizadoras do evento, relata que está sendo ampliada a divulgação e melhorada a organização das caravanas. “Estamos nos preparando para receber aproximadamente cinco mil pessoas. Além disso, haverá novidades nas palestras que serão um grande atrativo.

Selecionamos os temas que são de interesse do nosso público-alvo e contatamos palestrantes que têm ao mesmo tempo ótimo nível técnico e facilidade de comunicação, a fim de que as informações possam realmente ser compreendidas pelos participantes, independente do seu grau de instrução”, comenta entusiasmada, acrescentando: “o local agradável, as palestras técnicas, as caravanas dos produtores e os expositores têm sido os pontos fortes do evento. Esse ano deve haver um grande interesse por parte das Prefeituras Municipais que receberão o Galpão do Agronegócio, pois os futuros empresários que se instalarão nos Galpões terão oportunidade de se capacitar assistindo as palestras e ainda poderão conhecer as ofertas dos expositores e fechar negócios”.

A Feira da Pequena Agroindústria acontece de 26 a 28 de junho de 2003, das 9h às 18 horas, no Centro de Convenções do Circuito das Águas, Serra Negra (SP).

Os interessados em participar ou expor seus produtos devem acessar o site da CATI