Agronegócios: Secretaria da Agricultura e Sebrae assinam convênio em Barretos

Evento será na próxima segunda-feira, dia 17

qui, 09/10/2003 - 21h32 | Do Portal do Governo

A renovação do convênio para o desenvolvimento do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI) na região de Barretos será assinado na próxima segunda-feira, dia 13, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor do Sebrae-São Paulo, Carlos Roberto Monteiro. Também assina o convênio a Agência de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro (Adebe), gestora do programa na região de Barretos.

O valor total do convênio é de cerca de R$ 300 mi e o principal objetivo é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos.

Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercializado do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região de Barretos, o SAI envolve 18 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pitangueiras, Severínia, Taquaral, Terra Roxa,Viradouro.

Nos últimos dois anos, o programa alcançou resultados importantes. Foram instaladas três agroindústrias: Grupo Fundação Educacional Aroeira, em Jaborandi, Grupo Palmitos Rosolen, em Cajobi, de cultivo de palmito pupunha na região; Grupo Associação das Três Barras, em Barretos, de produção de alimentos. Além disso, foram formadas 10 associações, realizadas 89 palestras técnicas, 256 reuniões e atendidas 10.688 pessoas.

Uma das associações, a Associação dos Empresários Rurais das Três Barras, em Barretos, criada em 2001, onde as mulheres dos produtores fazem compotas de doces para comercialização.

Assinatura do convênio SAI, com Sebrae
Data: segunda-feira, dia 13
Horário: 17
Local: Parque do Peão – Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 429.

Palestra na Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).

Horário: 19h30
Local: Auditório da Faculdade de Direito, na Fundação Educacional de Barretos – Avenida Professor Roberto Frade Monte, 389.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
C.A.