Agronegócios: Raio-X da produção leiteira será implantada no Estado

A afirmação é do secretário de Agricultura, Duarte Nogueira

qui, 27/02/2003 - 16h26 | Do Portal do Governo

Uma radiografia de todos os elos do agronegócio do leite será realizada em São Paulo, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, durante a primeira reunião do ano da Câmara Setorial do Leite, realizada nesta quarta-feira, dia 26, na Codeagro (Coordenadoria dos Agronegócios), órgão ligado à secretaria.

‘Com esse levantamento, vamos verificar, por exemplo, onde estão localizadas as bacias leiteiras, quantos são e o perfil dos produtores, que tecnologia está sendo utilizada, como se dá a comercialização, o impacto do custo São Paulo e do custo Brasil sobre a produção, as formas de financiamento, ou seja, será uma radiografia profunda do setor’, afirmou.

Na reunião, o secretário também ratificou a importância da implantação de um sistema de certificação do leite, a exemplo do que já ocorre com o café torrado e moído, que desde o ano passado já possui um selo de qualidade. ‘A certificação, além de ser um instrumento contra as fraudes, é um item a mais a favor da conquista de mercados’.

São Paulo participa com quase 10% da produção nacional de leite e é o maior consumidor lácteo do Brasil. As estatísticas do IEA (Instituto de Economia Agrícola) estimam uma produção de leite no Estado de 1,839 milhão de litros em 2002.

Da Secretaria da Agricultura
C.A