Agronegócios: Preços agrícolas sobem menos na segunda quadrissemana de setembro

Dos 19 produtos analisados, quinze apresentaram variação positiva no preço

seg, 15/09/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,53% na segunda quadrissemana de setembro, com recuo de 1,05 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. Porém, o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continua mantendo a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, quinze apresentaram variação positiva no preço (amendoim, arroz, banana, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, trigo, tomate, aves, boi gordo e suíno), enquanto apenas dois tiveram redução (cana-de-açúcar e ovos). O destaque de alta foi o preço do milho (+21,72%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada nos ovos (-4,03%).

Entre os produtos de origem vegetal, o crescimento nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fez com que o preço desse grupo avançasse 2,28%. Já no segmento animal, o aumento nas cotações de aves, boi gordo e suínos elevou o preço do grupo em 3,05%. O resultado final foi a alta de 2,53% no índice geral (IPR).

Os preços dos suínos, que vinham enfrentando excesso de oferta devido às limitações nas exportações por causa de problemas sanitários e de um mercado interno em retração, retomaram a recuperação a partir de junho, após forte descarte de matrizes e retomada das exportações.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A