Agronegócios: Preços agrícolas sobem 0,96% na segunda quadrissemana de outubro

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento nos preços

seg, 20/10/2003 - 16h21 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,96% na segunda quadrissemana de outubro, com pequeno ganho de 0,37 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve, assim, a tendência de alta.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento nos preços (amendoim, banana, laranja, soja, tomate, aves e suíno), enquanto dez tiveram reduções (arroz, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, trigo, boi gordo, leite e ovos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+37,62%), enquanto a queda mais acentuada foi verificada na cebola (-28,57%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas) fez com que o preço do grupo subisse 0,57%. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de aves e suínos, apesar do recuo nos preços de boi gordo, leite e ovos, elevou o preço do grupo em 1,77%. O resultado final foi o aumento de 0,96% no índice geral (IPR).

Os preços das aves (frango) vêm apresentando alta expressiva nos últimos meses, em função do menor alojamento de pintinhos e de maiores embarques para o mercado internacional.

Instituto de Economia Agrícola
Nelson Batista Martin
C.A.