Agronegócios: Preços agrícolas sobem 0,61% na terceira quadrissemana de janeiro

Elevação deve-se a recuperação dos preços de produtos de origem vegetal

seg, 24/01/2005 - 13h28 | Do Portal do Governo

Mesmo com redução de 0,47 ponto percentual em relação a semana anterior, os preços agrícolas fecharam a terceira quadrissemana de janeiro com alta de 0,61%, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função da recuperação dos preços dos produtos de origem vegetal. O grupo apresentou elevação de 4,13% nos preços graças ao aumento nas cotações de grãos, olerícolas e cana-de-açúcar.

Em relação aos produtos de origem animal, a queda no preço de todos os produtos, exceto leite, reduziu o preço do grupo em 5,73%. O resultado foi a alta de 0,61% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, nove apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, soja e leite), enquanto oito tiveram reduções (algodão, arroz, laranja, tomate, aves, boi, ovos e suínos).

Entre as altas, destaque para o preço da batata que, em função da lenta colheita da safra das águas no ano agrícola 2004/2005 e das dificuldades de transporte por conta das fortes chuvas neste início de ano, subiu 33,06%. Entre as reduções, destaque para a cotação dos ovos, que caiu 22,55%.

O relatório completo sobre os preços agrícolas na terceira quadrissemana de novembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Agricultura

C.C.