Agronegócios: Preços agrícolas sobem 0,40% na primeira quadrissemana de dezembro

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

qua, 10/12/2003 - 17h04 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 0,40% na primeira quadrissemana de dezembro, com ganho de 0,17 ponto percentual em relação ao mês de novembro. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) mantém, assim, a taxa de crescimento.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, banana, café, feijão, laranja, milho, trigo e aves), enquanto oito tiveram reduções (batata, cebola, soja, tomate, bovino, leite, ovos e suínos). O destaque de alta foi o preço do algodão (+16,95%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada na cebola (-14,29%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de grãos e frutas, mesmo com o recuo nos preços das olerícolas, respondeu pela elevação de 0,83% nos preços do grupo. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações das aves não foi suficiente para impedir a retração de 0,49% no preço do grupo devido à queda nos preços de boi, leite, ovos e suínos. O resultado foi o aumento de 0,40% no índice geral (IPR).

O preço do feijão, cuja colheita da safra das águas do ano agrícola 2003/04 está na fase inicial, vem se mantendo em níveis sensivelmente inferiores aos do ano anterior.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.