Agronegócios: Preços agrícolas fecham outubro com alta de 0,93%

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram aumento no preço

seg, 03/11/2003 - 15h58 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 0,93% em outubro, ficando 0,24 ponto percentual acima do de setembro. Mesmo com a entressafra de vários produtos e a alta das commodities no mercado internacional, não tem ocorrido uma expressiva recuperação dos preços agrícolas no mês, em função da fraca demanda interna.

Dos 19 produtos pesquisados, oito apresentaram aumento no preço (amendoim, banana, batata, laranja, soja, tomate, boi gordo e suíno). Entre os vegetais, a alta nos preços de seis produtos compensou a queda em outros sete, gerando aumento de 2,53% no índice do grupo.

Já no segmento animal, a elevação nas cotações de dois produtos (boi gordo e suínos) não impediu a variação negativa de 2,40% nos preços do grupo, devido ao recuo nos preços de ovos e aves. O resultado foi o crescimento de 0,93% no índice geral de preços agrícolas, alta esta levemente superior à observada no mês de setembro.

Preços agrícolas no ano de 2003

Em 2003, a variação acumulada do IPR foi positiva em 0,48%, em comparação com a variação positiva de 7,52% do IGP-M e de 7,40% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 7,04 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 6,92 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, em 2003, estão tendo uma lenta recuperação em relação aos indicadores de inflação.

No ano, nove produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para arroz, amendoim, banana, leite e suínos, que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já algodão, cana-de-açúcar, soja e boi registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto nove produtos tiveram reduções no preço, dos quais quatro com mais de 20% (batata, feijão, milho e trigo).

Preços agrícolas nos últimos 12 meses

A variação mensal anualizada do IPR, em outubro, indica o crescimento até abril de 2003, quando inicia um contínuo recuo, ficando em outubro inferior ao IGP-M e ao IPC-Fipe. Essa forte queda, a partir de setembro, reduziu o índice acumulado para 11,42% em outubro, em comparação com 17,34% do IGP-M e 12,26% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, estão apresentando uma perda de 5,92 pontos percentuais em relação ao IGP-M e um ganho de 0,84 ponto percentual frente ao IPC-Fipe.

Produtos que se destacaram

Nos últimos 12 meses, os suínos foram o destaque entre os preços analisados, com expressiva alta nas suas cotações (77%) em função da crise enfrentada pelo setor no final de 2002 e do conseqüente descarte de matrizes, assim como da expansão das exportações a partir do segundo semestre deste ano.

Em 2003, a banana foi o destaque entre os produtos analisados, com a maior alta de preço no ano devido à menor oferta por problemas climáticos.

A soja foi um dos produtos com maior alta no mês de outubro, em função das novas estimativas da quebra da safra americana e de um mercado internacional com demanda aquecida.

O milho foi um dos produtos com maior queda de preço no ano de 2003, em função da excelente produção da safrinha e das dificuldades de se expandir as exportações com a atual taxa de câmbio. O comportamento dos preços recebidos pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.