Agronegócios: Preços agrícolas fecham dezembro em alta de 2,35%

Dos 19 produtos analisados apenas café, feijão, laranja, milho, soja e trigo apresentaram reduções nos preços

seg, 06/01/2003 - 16h21 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,35% no último mês de 2002, embora com redução de seis pontos percentuais em relação a novembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR), ainda que em fase de crescimento, mudou de patamar, passando da faixa de 8% a 9% ao mês para a de 2% a 2,5% ao mês.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, apenas seis apresentaram reduções nos preços (café, feijão, laranja, milho, soja e trigo). Entre os vegetais, o aumento nos preços de cinco produtos, apesar da redução em outros seis e da estabilização em três produtos, gerou a alta de 2,23% no índice de preços do grupo. No segmento animal, a subida nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, aliada à manutenção da estabilidade no preço do leite, levou ao aumento de 2,57% no preço do grupo.

Em 2002, a variação acumulada do IPR foi de 30,53%, em comparação com a variação de 25,31% do IGP-M e de 10,52% do IPC-Fipe (estimativa). Isto significa que houve ganho no poder de troca dos agricultores de 5,22 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 20,01 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Este é o segundo ano em que o IPR dos agricultores paulistas tem crescimento acumulado superior ao dos índices de inflação, apresentando assim ganhos no poder de troca do setor. A estimativa preliminar de 17% do índice de preços pagos pelos agricultores, cotejada com o aumento de 30,53% do IPR, confirma o ganho para os produtores rurais.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.

C.A