Agronegócios: Preços agrícolas fecham dezembro com alta de 1,10%

Dos 19 produtos pesquisados, onze apresentaram aumento no preço em dezembro

ter, 06/01/2004 - 20h21 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 1,10% em dezembro, ficando 0,87 ponto percentual acima do de novembro. Mesmo com a entressafra de vários produtos e a alta das commodities no mercado internacional, não ocorreu expressiva recuperação dos preços agrícolas no mês, em função da fraca demanda interna e da valorização ocorrida no real.

Dos 19 produtos pesquisados, onze apresentaram aumento no preço em dezembro (amendoim, arroz, banana, café, cebola, feijão, laranja, tomate, leite, ovos e suíno). Entre os vegetais, a alta nos preços de oito produtos mais que compensou a queda em outros quatro produtos, gerando crescimento de 1,71% no índice do grupo. Já no segmento animal, a elevação nas cotações de leite, ovos e suínos não impediu a variação negativa de 0,18% nos preços do grupo, devido ao recuo nos preços das aves e do boi gordo. O resultado foi o crescimento de 1,10% no índice geral de preços agrícolas, alta esta superior à observada no mês de novembro.

Preços agrícolas no ano de 2003

Em 2003, a variação acumulada do IPR foi positiva em 1,81%, em comparação com a variação positiva de 8,71% do IGP-M e de 8,04% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 6,90 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 6,23 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, em 2003, tiveram lenta recuperação em relação aos indicadores de inflação, em função do alto crescimento da oferta de grãos, carnes e olerícolas, da valorização do real que afetou os preços dos produtos exportáveis e das elevadas taxas de desemprego e de queda do salário real que reduziram a demanda interna por alimentos.

No ano, onze produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para algodão, amendoim, arroz, banana, tomate e suínos, que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já cana-de-açúcar, cebola, soja, leite e boi registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto oito produtos tiveram reduções no preço, dos quais quatro com mais de 20% (batata, feijão, milho e trigo).

A variação mensal anualizada do IPR, em dezembro, indica o crescimento até abril de 2003, quando inicia um contínuo recuo, ficando a partir de setembro inferior ao IGP-M e de outubro inferior ao IPC-Fipe. Essa forte queda, a partir de setembro, reduziu o índice acumulado para 1,81% em dezembro, em comparação com 8,71% do IGP-M e 8,04% (estimado) do IPC-Fipe.

Produtos que se destacaram em dezembro

O preço do feijão apresentou expressiva recuperação em dezembro, com a entrada no mercado do produto da nova safra.

Entre os produtos cujo preço apresentou queda no mês, destaca-se o milho, com retração de 8,33%, mantendo assim a tendência de baixa desde o início do ano, em função da recuperação da produção e valorização do real, o que limitou as exportações.

Produtos que se destacaram em 2003

O destaque de alta em 2003 foi o preço do arroz, com aumento acumulado de 53,62%, em função da redução da área plantada e da quebra de safra por problemas climáticos.

A batata foi o produto com a maior queda de preço em 2003 (-40,82%), seguida do feijão (-34,34%) e do milho (-31,31%). O aumento na oferta de batata encontrou um mercado consumidor com baixo poder aquisitivo e, como é tipicamente um produto de mercado interno, o ajuste se deu via preço.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.