Agronegócios: Preços agrícolas fecham agosto com alta de 3,26%

Dos 19 produtos pesquisados, treze apresentaram aumento nos preços

seg, 01/09/2003 - 15h37 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 3,26% em agosto, ficando 5,14 pontos percentuais maior do que o de julho. Esta é a primeira alta mensal desde abril. A conclusão da colheita da safra de verão 2002/03, a recuperação dos preços das commodities no mercado internacional e a entrada na entressafra de vários produtos geraram a variação positiva dos preços agrícolas no mês.

Dos 19 produtos pesquisados, treze apresentaram aumento nos preços (algodão, amendoim, arroz, café, laranja, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo, leite e suíno). Entre os vegetais, a alta nos preços de nove produtos, apesar da queda em outros cinco, gerou elevação de 2,39% no índice do grupo. Já no segmento animal, o aumento nas cotações de quatro produtos (aves, boi gordo, leite e suíno), mesmo com a redução nas dos ovos, levou à variação positiva de 5,08% nos preços do grupo. O resultado foi o crescimento de 3,26% no índice geral (IPR).

Preços agrícolas no ano de 2003

No ano de 2003, a variação acumulada do IPR foi negativa em 1,13%, em comparação com a variação positiva de 5,86% do IGP-M e de 5,63% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 6,99 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 6,76 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, em 2003, estão iniciando uma recuperação em relação aos indicadores de inflação.

Em 2003, dez produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para arroz, banana e leite, que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já algodão, amendoim, cana-de-açúcar, cebola, boi, ovos e suínos registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto oito produtos tiveram reduções no preço.

Preços agrícolas nos últimos 12 meses

A variação mensal anualizada do IPR, em agosto, indica o crescimento até abril de 2003, quando inicia um contínuo recuo, ficando em julho inferior ao IGP-M e voltando a se recuperar em agosto. Essa recuperação elevou o índice acumulado para 25,79%, em comparação com 22,28% do IGP-M e 12,68% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, ainda apresentam um ganho de 3,51 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 13,11 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Nos últimos 12 meses, quinze produtos apresentaram crescimento positivo no preço, dos quais doze com altas superiores a 20% e três ( milho, soja e boi) com taxa menor que 20%.

Produtos que se destacaram

Em agosto e também nos últimos 12 meses, o café foi o destaque entre os preços analisados, com expressiva recuperação nas suas cotações, em função da confirmação da pequena safra brasileira Em 2003, o milho foi o destaque entre os preços analisados, com a maior queda no ano, devido à colheita da maior safra da história do país, quando se considera a boa safrinha, o que provocou forte retração nas suas cotações.

Os preços do arroz vêm apresentando a maior alta acumulada em 12 meses, em função da quebra da safra 2002/03 e da alta proteção aos produtores do país, o que dificulta as importações. O preço do boi gordo começa a refletir os efeitos das estiagens nas pastagens, com a plena entrada da entressafra, através da menor oferta e do consequente aumento na sua cotação.

O preço do leite vem mantendo um leve crescimento no mês de agosto, sustentado pela entressafra da produção

A soja está sofrendo influência favorável devido aos efeitos da estiagem que está atingindo a safra americana, recuperando assim as cotações internacionais do produto.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A