Agronegócios: Preços agrícolas apresentam variação negativa de 1,83%

Preços são referentes à primeira quadrissemana de junho

seg, 09/06/2003 - 18h37 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas apresentaram variação negativa de 1,83% na primeira quadrissemana de junho, com recuperação de 0,33 ponto percentual em relação ao mês de maio.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de queda e a variação negativa, que se vêm observando desde o final de abril.

A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de maio.

No gráfico seguinte, é possível visualizar o comportamento do IPR desde março de 2003.

Na primeira quadrissemana de junho, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na primeira quadrissemana de junho, foi o seguinte:

Dos 19 produtos analisados, doze tiveram redução nos preços (algodão, banana, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, tomate, trigo, boi gordo e suíno), três apresentaram acréscimo (cana-de-açúcar, soja e ovos) e quatro mantiveram os preços estáveis (amendoim, arroz, aves e leite). O destaque de alta foi a cotação dos ovos (+6,16), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no feijão (-26,58%).

Entre os produtos de origem vegetal, a redução nos preços de todos subgrupos fez com o preço do grupo diminuísse 2,16%. No segmento animal, a queda nas cotações do boi gordo e dos suínos, apesar do crescimento nos preços dos ovos, levou à retração de 1,13% no preço do grupo. O resultado foi a queda de 1,83% no índice geral (IPR).

Nesta quadrissemana, observou-se continuidade na redução do preço do boi gordo, em função do pico da safra e do período de inverno que reduz a disponibilidade de pastagem para os animais. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin
Instituto de Economia Agrícola
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/SAA-SP
-C.M.-