Agronegócios: Missão do Banco Mundial visita microbacias paulistas

Representantes do banco irão conhecer os resultados obtidos após Programa de Microbacias Hidrográficas

qua, 02/04/2003 - 15h35 | Do Portal do Governo

Uma missão do Banco Mundial (Bird), está em São Paulo até o dia 4 de abril com o objetivo de visitar e avaliar as microbacias em andamento em diversas regiões do estado para ver os
avanços e os resultados já obtidos após a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas.

Os visitantes, acompanhados por técnicos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), responsáveis pelo Programa, visitam microbacias para ver os trabalhos realizados nos locais: abastecedouro comunitário, mata ciliar, terraceamento, viabilidade da pecuária leiteira, monitoramento e tratamento de efluentes.

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Representa uma nova forma de atuação da extensão rural, onde o produtor e sua família são parte integrante e de fundamental importância para o sucesso das ações. Iniciou em janeiro de 2000, após a assinatura de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado de São Paulo e o BIRD – Banco Mundial.

Em 2002 o Programa beneficiou mais de 20 mil produtores rurais, com cerca de 800 mil hectares de área trabalhada, aproximadamente 600 produtores rurais beneficiados com incentivos diretos, R$ 300 mil pagos na forma de subvenção, 400 agentes ambientais identificados e capacitados, 43 associações de produtores formadas, sendo que 21 já receberam equipamentos de plantio direto, entre outros benefícios.

A meta para 2003 é a implantação de mais 250 microbacias, abrangendo e beneficiando mais 18 mil produtores rurais.

Da Secretaria da Agricultura
C.A