Agronegócios: Instituto Agronômico realiza 25ª Semana da Citricultura

Será realizado o 34º Dia do Citricultor e 29ª Expocitros também serão realizados de 2 a 6 de junho

ter, 27/05/2003 - 15h40 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, irá realizar a 25ª Semana da Citricultura, o 34º Dia do Citricultor e a 29ª Expocitros, de 2 a 6 de junho, em Cordeirópolis. Esses eventos já se consolidaram como os principais encontros específicos desse setor.

Há 25 anos todos os integrantes desse agronegócio vêm ao Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros, do IAC, para discutir problemas e estratégias da citricultura e buscar novos conhecimentos que permitam alavancar os negócios.

O objetivo é divulgar a tecnologia citrícola gerada pela pesquisa e debater os principais problemas da agroindústria, integrar os diferentes setores envolvidos e trocar conhecimentos.

Os eventos técnico-científicos apresentados durante a Semana da Citricultura enfocam a transferência de informações ao produtor, como usuário final do conhecimento gerado pelo setor de pesquisa e desenvolvimento. O evento pode ser considerado o maior e único congresso de citricultura do Brasil e suas palestras têm a preocupação de trazer atualizações com opções de novas tecnologias e discussões de perspectivas futuras, considerando os aspectos econômico e técnicos. A 25ª Semana da Citricultura cria essas possibilidades para os profissionais de qualquer etapa da cadeia citrícola e independentemente do porte do negócio desenvolvido.

As palestras técnico-científicas refletem as preocupações que o setor enfrenta com freqüência. Especialmente nesse ano serão apresentados e discutidos temas envolvendo Nutrição de Citros, Inovação Tecnológica, Fitossanidade e Economia Citrícola. São mais de 40 palestras com especialistas de todas as áreas que trazem ao produtor as últimas inovações tecnológicas e científicas. Temas especiais envolvendo a Morte Súbita dos Citros, uma devastadora doença da citricultura, a alternaria e a leprose dos citros também serão discutidas. A produção de tangerina sem sementes será outro tema do encontro.

Durante a 25ª Semana da Citricultura também serão apresentados os resultados do Genoma de Citros. A era da genômica é parte integral da vida atual e a área agrícola, em particular, tem muito para se beneficiar das pesquisas desenvolvidas nessa área. No Brasil, por exemplo, importantes avanços têm sido feitos com o seqüenciamento dos genomas de vários microorganismos causadores de importantes doenças em citros e pelos programas de ESTs de cana-de-açúcar, eucalipto e café.

O Centro APTA Citros Sylvio Moreira, do IAC, sempre com uma visão clara do futuro, iniciou recentemente o estudo do genoma dos citros através da abordagem conhecida como EST (‘expressed sequence tags’). O projeto, aprovado pelo CNPq/MCT, como um dos Institutos do Milênio, já tem causado um importante impacto internacional, colocando o Centro como um dos mais importantes centros de pesquisa na área de genômica de citros do mundo.

A Semana da Citricultura é um importante fórum também para homenagear colegas que se destacam ou se destacaram por atividades em benefício do setor, independentemente de sua área de atuação ou de sua instituição. Em 2003, o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da citricultura será dado ao Engenheiro Agrônomo Cícero Augusto Massari em função da relevância dos seus trabalhos no controle do cancro cítrico no Estado de São Paulo. O prêmio Centro de Citricultura será outorgado à empresa Fischer Agropecuária pelos trabalhos cooperativos sobre Morte Súbita dos Citros e avaliação de variedades precoces e tardias para indústria.

Como um componente desse agronegócio, a Expocitros é o termômetro fiel do grau de otimismo ou de pessimismo do setor. Bons preços aos produtores sempre significam bons negócios na feira. Quando o produtor encontra-se sem grandes perspectivas, com redução da capacidade de investimento, prevê-se uma Expocitros com poucos negócios, muito embora o número de visitantes quase não se altere ao longo dos anos.

Uma característica importante dessa feira é que ela é direcionada ao setor citrícola e inclui todos os importantes componentes da cadeia. O setor vem à Expocitros para fazer negócios, sem necessidade de shows adicionais de atração que somente desvirtuariam o sentido desse evento. Em um futuro próximo, a Expocitros necessita agregar novas formas de apresentar seus produtos, ao mesmo tempo que precisa incorporar velocidade de troca de informações implementando o sistema de comunicação via internet em todos os seus estandes.

Confira a programação do evento.