Agronegócios: Instituto Agronômico participa de Exposição de Café em Brasília

Feira começa nesta terça-feira, dia 20, em Brasília

ter, 20/05/2003 - 9h19 | Do Portal do Governo

Os visitantes da Exposição de Café, que será realizada em Brasília, de 20 a 22 de maio, poderão conhecer parte do trabalho do Instituto Agronômico (IAC) nas pesquisas com café.

O IAC irá apresentar material vivo de café, mostrando toda a seqüência dessa cultura, da planta até o produto torrado e moído. O público também terá acesso a informações sobre as tecnologias geradas para a cadeia produtiva do café, além das três últimas variedades lançadas, chamadas Tupi, Ouro Verde e Obatã. A participação do instituto no Genoma Café, iniciado em 2002, também será abordada na Exposição.

As principais variedades desenvolvidas no IAC no decorrer dos últimos 70 anos de pesquisas são as seguintes: Bourbon Vermelho e Amarelo, Caturra Vermelho e Amarelo, Mundo Novo, Acaiá, Catuaí Vermelho e Amarelo, Icatu Vermelho e Amarelo, Icatu Precoce, Obatã, Tupi e Ouro Verde.

É importante ressaltar que essas variedades têm potencial para produzir cafés em quantidade e qualidade para grandes cafeicultores e para os que praticam a cafeicultura familiar.
Em 2002, o primeiro colocado no Concurso de Café de Qualidade de São Paulo ‘Prêmio Aldir Alves Teixeira’, venceu com a cultivar Obatã, lançada oficialmente pelo IAC em 2000

O IAC completa em junho, 117 anos e foi criado para pesquisar a cafeicultura e os resultados conquistados são os mais importantes. Pode-se dizer que a cafeicultura brasileira e de outros países, como os da América Central e Latina, tem sua base nas pesquisas desse órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.