Agronegócios: Fazenda do Estado inaugura unidade de beneficiamento de sementes

A unidade está localizada no município de Manduri

seg, 09/12/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada, na última sexta-feira, dia 6, em Manduri, a Unidade de Beneficiamento, Secagem e Armazenamento de Sementes(UBS) ‘Ataliba Leonel’.

A unidade faz parte de uma iniciativa de desenvolvimento e apoio à agricultura familiar, a implantação da unidade apresenta-se como uma importante ferramenta para o crescimento da produção de milho no Estado de São Paulo, além de proporcionar a redução das importações do cereal de outros estados.

A unidade de sementes vai beneficiar toda a cadeia produtiva, desde o produtor até os setores da avicultura e suinocultura.

Integrada ao Núcleo de Produção de Sementes ‘Ataliba Leonel’ da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a UBS oferecerá uma infra-estrutura de beneficiamento que inclui sistemas de recepção, pré-limpeza, secagem, classificação por peneiras e trieurs, limpeza em mesas densimétricas, tratamento fitossanitário e embalagem em sacaria.

É um investimento de R$ 3 milhões que objetiva a produção qualificada e auto-suficiente no Estado de São Paulo, através de um trabalho de melhoria de sementes.

A ‘Fazenda do Estado’, como é popularmente conhecida, existe desde 1941 e a partir da década de 50 começou a atuar na produção de sementes de milho híbrido. Nos anos 80 a fazenda Ataliba Leonel já trabalhava a produção de outras variedades de sementes como as de arroz, aveia, feijão, girassol, nabo forrageiro, soja e trigo.

Em 1989 deu início ao programa de seleção, que objetivava conseguir variedades de milho adaptáveis a diversas condições de solo e clima e com isto beneficiar os pequenos produtores de todo o estado. Estas variedades correspondem hoje a cerca de 20% do mercado paulista de sementes.

Praticamente todos os agricultores familiares paulistas utilizam as sementes produzidas pela Secretaria Estadual de Agricultura, através do seu Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/Cati). A Fazenda Ataliba Leonel, com uma produção de 200 mil sacas ano, é responsável por 90% da produção paulista de sementes de milho.

A Unidade de Beneficiamento, Secagem, e Armazenamento de Sementes, em Manduri, priorizará a agricultura familiar e cerca de 230 mil pequenos e médios agricultores que dela fazem parte.

C.A