Agronegócios: Entra em operação o Poló Regional do Centro Leste

Inauguração será na próxima sexta-feira, dia 22, em Ribeirão Preto

ter, 19/11/2002 - 12h22 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, entra em operação no Estado de São Paulo o décimo primeiro Pólo Regional. O município de Ribeirão Preto será a sede do Poló Regional do Centro Leste, sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura.

O Pólo funciona como uma espécie de “poupa-tempo” rural, oferecendo aos agricultores todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas na região e a melhoria de seu negócio. Um dos objetivos do programa é descentralizar o desenvolvimento para reduzir as disparidades regionais.

A Secretaria de Agricultura prevê a implantação de 15 até o fim deste ano. A APTA já implantou os pólos Médio Paranapanema (sede em Assis), Leste Paulista (sediado em Monte Alegre do Sul), Sudoeste Paulista (Capão Bonito), Vale do Ribeira (Pariquera-Açú), Centro Norte (Pindorama), Vale do Paraíba (Pindamonhangaba), Centro Oeste (Jaú), Centro Sul (Piracicaba), Alta Mogiana (Colina) e Alta Sorocabana (Presidente Prudente).

Os Pólos Regionais implantados pela APTA recebem o reforço dos seis institutos de pesquisas da agência: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP)
e Instituto de Zootecnia (IZ).

O trabalho integrando conta ainda com as atividades da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (ADAESP) e da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro).

A.M.