Agronegócios: CATI realiza mesa redonda com cadeia de produção de frutas para exportação

Será nesta quarta-feira, dia 26

ter, 25/11/2003 - 20h17 | Do Portal do Governo

Hoje, os consumidores, seja no mercado interno ou externo, tem como preocupação principal a segurança alimentar. Os países que desejam comprar nossos produtos, seja fruta ou carne, sempre tem como objetivo não agredir a saúde pública. Quem quer exportar tem que produzir respeitando algumas exigências. Existem diversos sistemas de certificação espalhados pelo mundo. No caso das frutas brasileiras, o sistema oficial utilizado é a Produção Integrada de Frutas.

Como parte das comemorações do 36º aniversário de criação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), acontece nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 9 horas, a Mesa Redonda da Cadeia de Produção Integrada de Frutas com a presença de representantes da cadeia de produção, não só de São Paulo, mas também de outras localidades Brasileiras.

Existem dois sistemas de produção que atendem os padrões internacionais: a produção orgânica e a produção integrada, sendo essa última considerada mais abrangente, pois acompanha a produção desde o plantio até a comercialização, permitindo ampla rastreabilidade do produto para consumo ao natural ou industrializado. Para o produtor as vantagens são agregação de valor à fruta ou ao produto final processado, padronização da qualidade, produtos seguros ao consumidor, recursos naturais preservados e competitividade.

O Brasil desenvolve 27 projetos, sendo 22 de produção integrada e 5 em defesa agropecuária. São 466 produtores envolvidos numa área de 17.119 hectares e uma produção total de 498 mil toneladas. Só em São Paulo são 9 projetos com banana, caqui, manga, goiaba, figo, uva, lima ácida, maracujá azedo e laranja, em fase de adequação da produção atual ao novo projeto produtivo, integrando toda a cadeia produtiva.

Da programação da Mesa Redonda constam palestras sobre a Produção Integrada de Frutas e Produção Integrada de Maçã. Na mesa redonda estão presentes representantes do MAPA, Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, coordenador de qualidade do Pão de Açúcar, permissionários das CEASA e CEAGESP, consumidor, programa de segurança alimentar, merenda escolar de Campinas, exportadores.