Agronegócios: Cadeia de produção dos citros produz laranja de padrão superior

Essa liderança decorre de ações governamentais estratégicas de pesquisa e desenvolvimento

qui, 05/12/2002 - 21h01 | Do Portal do Governo

Laranja mais produtiva e de padrão superior é o que a cadeia de produção citrícola paulista vem mostrando ao mercado internacional, fazendo do Brasil o maior exportador mundial de sucos cítricos.

Essa liderança decorre de ações governamentais estratégicas de pesquisa e desenvolvimento e de controle fitossanitário.

A renovação dos pomares paulistas pela constante introdução de materiais superiores obteve nova contribuição ao ser colocado à disposição dos citricultores do clone Pêra IAC – 2000.

Dentre as características superiores aos clones tradicionais pode-se destacar elementos definidores da qualidade superior como arquitetura da árvore que favorece as pulverizações, reduzindo custos pelo desperdício e evitando-se a contaminação de mananciais e do produto pela operação eficiente de controle fitossanitário.

A boa retenção da fruta madura na árvore, o seu tamanho grande, maturação mais tardia, a coloração amarelo acentuado, pouca semente (três por fruto), porcentagem de suco superior a 50% e as melhores características de conservação pós-colheita, conferem qualidade superior à fruta para consumo direto, além da produção de sucos.

Produtividade e Qualidade consistem na contribuição estratégica da Pêra IAC – 2000 para a competitividade da cadeia de produção citrícola paulista como instrumento de reafirmação de sua liderança.

C.A