Agronegócio: Vale do Ribeira passa a contar com Pólo Regional de Desenvolvimento

Objetivo é atender pequeno e médio produtores rurais, quilombolas e pescadores e incentivar a produção agrícola

ter, 10/09/2002 - 9h11 | Do Portal do Governo

Pequenos e médios produtores, da região do Vale do Ribeira, receberão todo suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas e de seus negócios por intermédio do Pólo Regional Vale do Ribeira que entra em operação nesta terça-feira, dia 10, no município de Pariquera-Açu.

O Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Agronegócios do Vale do Ribeira é composto pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro, e está sendo implantado pela Agência Paulista de Tecnológia dos Agronegócios (APTA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Também integram-se ao Pólo os seis Institutos de Pesquisa da APTA – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), e o Instituto de Zootecnia (IZ).

O diretor do Pólo, Luis Alberto Saes, observa que as principais carências dos produtores do Vale do Ribeira estão na organização de cooperativas e associações; na comercialização de seus produtos; na qualificação da mão de obra – até mesmo dos pequenos agricultores; na falta de agilidade nos processos de Licenciamento Ambiental e na regularização das propriedades rurais.

As atividades do Pólo Regional do Vale do Ribeira estão voltadas para o atendimento ao setor público (pequeno e médio produtores rurais, quilombolas e pescadores), ao incentivo à produção agrícola, à pesca e à maricultura e assegurar a agregação de valor aos produtos.

Além das diversas linhas de pesquisas o Pólo também oferece ao público cursos, palestras, dias de campos e reuniões técnicas.

O Pólo está localizado na BR-116, km 460, Pariquera-Açu-SP. Mais informações pelo telefone (13) 6856-1656.

Leia também: Manual orienta empresários interessados em investir no Vale do Ribeira