Agronegócio: Tangerina sem semente agrega valor à produção

Projeto está sendo apresentado hoje em Capão Bonito, com a presença do secretário Duarte Nogueira

qui, 12/06/2003 - 11h45 | Do Portal do Governo

O III Dia de Campo da Tangerina, que está sendo realizado hoje no Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios do Sudoeste Paulista – no município de Capão Bonito (225 km da Capital), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta várias novidades, dentre elas a apresentação e entrega de mudas de tangerinas sem sementes a 4 produtores regionais. Tal projeto engloba o número de 2 mil plantas por propriedade e começará a produzir frutos em três anos. O secretário da pasta, Duarte Nogueira, está participando do encontro para prestigiar o trabalho dos pesquisadores e incentivar outros produtores a fazerem parte do projeto.

As quatro variedades principais sem sementes são fruto de um trabalho desenvolvido pelo Centro Apta de Citros, pesquisadores do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, onde os experimentos se realizaram. “Somos o primeiro estado produtor da fruta no País, com 27 mil hectares de área plantada. As exportações de tangerinas brasileiras somaram US$ 7 milhões em 2002. Nesta região, as condições climáticas – com grande quantidade de chuvas e variações consideráveis de temperatura entre o dia e a noite contribuem para bom balanceamento entre os açucares -, o solo e a estrutura fundiária, formada por pequenas e médias propriedades, são características favoráveis à produção de frutas cítricas de mesa. A tangerina se encaixa perfeitamente no perfil da região”, explica o secretário.

Com o lançamento deste projeto espera-se agregar valor à fruta. Segundo estudos preliminares de pesquisadores, a tangerina sem semente pode alcançar um valor até 70% superior ao da tangerina normal. Em 2002, a tangerina alcançou no Ceasa, o valor de US$ 0,16 (kg). Os mercados europeus e americanos exigem tangerinas de qualidade e sem sementes. A Espanha, o maior produtor da fruta, inclusive da espécie sem semente, detém 50% das exportações mundiais. O Brasil desponta em 4º lugar na produção de tangerinas. “Com a produção desta sem semente, podemos exportar para França, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos. Hoje são eles os maiores compradores da fruta no mundo e potenciais mercados importadores a nova variedade”, acredita o secretário.

III Dia de Campo de Tangerina
Data: Quinta-feira, dia 12 de junho de 2003
Horário: 9h às 16h
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista
Rodovia Sebastião Ferraz De Camargo Penteado (SP 250), km 232 (Capão Bonito/Guapiara)

Programa:
9h – Abertura
9h30 – Potencial citrícola da região sudoeste
10h10 – Mancha-marrom de Alternaria das tangerinas
10h50 – Variedades promissoras de tangerinas
11h20 – Apresentação do projeto de implantação dos pomares semicomerciais de tangerinas sem sementes
11h30 – Pronunciamento do Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo – Duarte Nogueira
13h – visita ao campo experimental e teste de degustação
16h – encerramento

(LRK)