Agronegócio: Sumaré sedia curso de monitoramento agrometeorológico e necessidades hídricas das cultu

Evento é promovido pelo Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

sex, 11/10/2002 - 11h01 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizará o curso Monitoramento Agrometeorológico e Estimativa das Necessidades Hídricas das Culturas, no próximo dia 16 de outubro, em Sumaré.

O objetivo é apresentar o uso do balanço hídrico e outras técnicas para fazer estimativas das necessidades hídricas das culturas, em especial a do tomate, feijão e frutíferas. O encontro é direcionado a agricultores e técnicos de nível superior e médio. As vagas são limitadas.

Durante o evento, serão abordados aspectos como irrigação e evapotranspiração, além de monitoramento agrometeorológico e suporte ao agricultor irrigante. Todos esses assuntos serão expostos por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC.

O público terá acesso a conhecimentos gerados e analisados por especialistas do Centro, que coleta, diariamente, dados em 117 postos meteorológicos do Estado de São Paulo. A temperatura do ar e a precipitação são os principais elementos meteorológicos analisados e processados em base diária.

As características das culturas e fases de desenvolvimento são aspectos considerados nas análises realizadas pelo Centro de Pesquisa. Além disso, são verificados o tipo de solo, riscos climáticos, pragas e doenças. Esses dados, provenientes de Estações Meteorológicas Convencionais e Automáticas, combinados com informações de radar, fotos de satélite e previsão do tempo, são analisados e resultam em boletins agrometeorológicos.

Data: Quarta-feira, dia 16 de outubro de 2002
Horário: Das 8h30 às 12 horas
Local: Escola Municipal José Anchieta – Rua Geraldo de Souza, 157/122, Vila Maluf – Sumaré-SP.