Agronegócio: Serra Negra sedia Feira da Pequena Agroindústria

Objetivo é oferecer ao produtor rural alternativas de agregação de valor ao produto

seg, 23/06/2003 - 14h12 | Do Portal do Governo

No período de 26 a 28 de junho, a estância turística de Serra Negra, na região do Circuito das Águas Paulista, sedia a III Feira da Pequena Agroindústria. Promovido pela Prefeitura Municipal de Serra Negra e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, o evento será realizado no Centro de Convenções Circuito das Águas, localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário.

O objetivo é oferecer alternativas de agregação de valor ao produto como mais uma forma de renda para o agricultor familiar, mas também proporcionar a oportunidade de negócios e troca de informações durante a Feira.

Além da exposição das mais novas tecnologias disponíveis em equipamentos, produtos e serviços voltados ao setor, os visitantes poderão participar de um ciclo de palestras sobre os mais variados temas, além de cursos que buscam agregar valor à produção agropecuária e a promoção do desenvolvimento rural sustentável.

A abertura da Feira será às 10 horas da próxima quinta-feira, com a presença do secretário da Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira, além de lideranças regionais.

Agricultura Familiar

Segundo Beatriz Cantúsio Pazinatto, da área de nutrição da CATI e uma das responsáveis pela coordenação do evento, esse segmento é pouco explorado, mas tem grande potencial para novos empreendimentos. O público da Feira caracteriza-se pela avidez de informações, seja na compra de equipamentos ou produtos, seja na busca de tecnologias, embalagens e marketing, tornando-se um campo fértil e rentável para expositores e empresários. Beatriz explica que 62% das propriedades rurais paulistas têm até 100 hectares, caracterizando-se por pequenos e médios produtores, principais alvos do projeto. O objetivo é oferecer novas tecnologias que permitam melhorar a renda dessas famílias, tanto agregando valor como ajudando-as a identificar novas oportunidades de mercado e canais de comercialização.

Participação da CATI

No estande da CATI haverá demonstração de produtos e serviços oferecidos na área de agricultura familiar. Serão expostos produtos dos cursos de processamento artesanal oferecidos pelo órgão, bem como a venda de diversas publicações sobre o tema.

Na área externa os produtores poderão adquirir mudas produzidas pela CATI, por meio do departamento de Sementes, Mudas e Matrizes. Parte das 272 espécies diferentes de mudas de frutíferas comerciais de clima tropical e temperado, frutíferas silvestres, essências florestais nativas, plantas medicinais e aromáticas, entre outras, estarão à mostra. A CATI é a única produtora, no Brasil, que trabalha com tantas espécies, chegando a uma produção anual de dois milhões de mudas.

(LRK)