Agronegócio: ‘Semana do Café de Qualidade’ é lançada em Marília

Evento é nesta quinta-feira, dia 17

qui, 17/10/2002 - 9h19 | Do Portal do Governo

Está sendo lançada nesta quinta-feira, dia 17, em Marília, a campanha “Semana do Café de Qualidade”. O evento faz parte de uma campanha que vem ocorrendo em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Durante uma semana os moradores de Marília e região poderão provar os melhores cafés produzidos no Estado, em vários pontos de degustação.

Com cerca de 240 indústrias de torrefação de café, São Paulo responde por 40% da industrialização do produto no País, além de ser o principal centro consumidor da bebida. A venda de café torrado e moído movimenta anualmente em torno de US$ 350 milhões no Estado.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com uma oferta anual de quase 45 milhões de sacas de 60 quilos. As exportações brasileiras de café renderam ao País US$ 1,393 bilhão no ano passado. No entanto, esse valor poderia ser muito mais expressivo se o Brasil não fosse apenas um exportador da “commodity café” (em grão verde), produto de baixo valor agregado.

Dentro da orientação de promover a agregação de valor aos produtos agrícolas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) lançou neste ano o Programa de Qualidade Selo São Paulo, que envolve a certificação de vários produtos de qualidade superior, a começar pelo café.

O programa, sob responsabilidade da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgão da SAA, credenciou a primeira empresa certificadora: a Fundação Carlos Aberto Vanzolini (FCAV), que vem trabalhando com diversas companhias paulistas de torrefação interessadas em participar da campanha.

O objetivo é tornar o País um exportador de café industrializado, de alta qualidade, seguindo os passos de outros países, sobretudo da Alemanha, que é a maior exportadora mundial de café sem produzir um único grão em seu país. Principais importadores de café verde do Brasil, os alemães compram o grão brasileiro e depois reexportam o produto industrializado a preços bastantes superiores aos valores pagos pela matéria-prima.

O selo de qualidade valorizará o produto de São Paulo e vai contribuir para mudar em definitivo a imagem do café brasileiro no mercado interno e internacional.

Segundo Monaco, na primeira fase do projeto, o programa de Qualidade Selo São Paulo vai identificar nas prateleiras dos supermercados e outros pontos de venda dois tipos de café: os dos tipos ‘gourmet’ e ‘superior’, classificados conforme as Normas Técnicas para a Qualidade do Café Torrado/e ou Moído”, publicadas no Diário Oficial, em 2001, (Resolução SAA – 37).

A ‘Semana do Café de Qualidade’ é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, do Sindicafé – Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, do SEBRAE e da Câmara Setorial do Café, com apoio da APAS – Associação dos Supermercados de São Paulo, para que o brasileiro adote o hábito de consumir cafés de qualidade dos tipos gourmet e superior.

Data: Quinta-feira, dia 17 de outubro de 2002
Horário: 8h30
Local: Coopemar – Rodovia do Contorno, s/nº – Bairro Bandeirantes – Marília-SP