Agronegócio: Ribeirão Preto sedia campanha ‘Semana do Café de Qualidade’

Evento começa nesta terça-feira, dia 15

ter, 15/10/2002 - 9h10 | Do Portal do Governo

Está sendo lançada nesta terça-feira, dia 15, em Ribeirão Preto, a campanha “Semana do Café de Qualidade”. O evento faz parte de uma série que está sendo realizada em oito regiões do Estado. Durante uma semana, os moradores de Ribeirão Preto e região poderão provar os melhores cafés produzidos em São Paulo, em vários pontos de degustação.

Com cerca de 240 indústrias de torrefação de café, São Paulo responde por 40% da industrialização do produto no País, além de ser o principal centro consumidor da bebida. A venda de café torrado e moído movimenta anualmente em torno de US$ 350 milhões na economia paulista.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com uma oferta anual de quase 45 milhões de sacas (60 quilos), ficando bem à frente do Vietnã, segundo lugar no ranking, com uma produção de 14 milhões de sacas.

As exportações brasileiras de café renderam ao País US$ 1,393 bilhão no ano passado. No entanto, esse valor poderia ser mais expressivo se o Brasil não fosse apenas um exportador da “commodity café” (em grão verde), produto de baixo valor agregado.

Com o objetivo de promover a agregação de valor aos produtos agrícolas, a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SAA) lançou neste ano o Programa de Qualidade Selo São Paulo, que envolve a certificação de vários produtos de qualidade superior, a começar pelo café. O selo de qualidade valorizará o produto de São Paulo e vai contribuir para mudar em definitivo a imagem do café brasileiro no mercado interno e internacional.

O programa, sob responsabilidade da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgão da SAA, credenciou a primeira empresa certificadora: a Fundação Carlos Aberto Vanzolini (FCAV), que vem trabalhando com diversas companhias paulistas de torrefação interessadas em participar da campanha.

O objetivo é tornar o País um exportador de café industrializado, de alta qualidade, seguindo os passos de outros países, sobretudo da Alemanha, que é a maior exportadora mundial de café sem produzir um único grão em seu país. Principais importadores de café verde do Brasil, os alemães compram o grão brasileiro e depois reexportam o produto industrializado a preços bem superiores aos valores pagos pela matéria-prima.

A “Semana do Café de Qualidade” é uma iniciativa conjunta da SAA, do Sindicafé – Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, do Sebrae e da Câmara Setorial do Café, com apoio da Apas – Associação dos Supermercados de São Paulo, para que o brasileiro adote o hábito de consumir cafés de qualidade dos tipos gourmet e superior.

Data: Terça-feira, dia 15 de outubro de 2002
Horário: 8h30
Local: Hotel Shelton Inn – Rua Cel. Luiz da Cunha, 404 – Vila Tibério – Ribeirão Preto-SP

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento