Agronegócio: Região leste do Estado terá Pólo de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios

Instalação será nesta segunda-feira, dia 5, em Monte Alegre do Sul

sex, 02/08/2002 - 14h31 | Do Portal do Governo

A região leste do Estado de São Paulo será a próxima a contar com o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios. A inauguração será nesta segunda-feira, dia 5, em Monte Alegre do Sul. O Pólo abrangerá os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Conchal, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Jardim, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O programa de Pólos Regionais de Desenvolvimento é uma iniciativa que objetiva trazer conhecimento científico para as regiões produtoras. Essa aproximação facilita a interiorização do desenvolvimento, gerando emprego e trabalho e impulsionando o desenvolvimento do agronegócio no interior.

A programação, em cada um dos 15 Pólos Regionais, envolverá especialistas dos seis institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Instituto Agronômico, Instituto Biológico, Instituto de Economia Agrícola, Instituto de Pesca, Instituto de Tecnologia de Alimentos e Instituto de Zootecnia, formando uma base de sustentação do agronegócio local com os Escritórios de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e os Escritórios de Defesa Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

O Pólo Leste Paulista terá as atividades centradas no atendimento aos pequenos e médios produtores de agronegócio familiar, de forma a incentivá-los a ofertar produtos com a qualidade certificada. Também serão enfocados o cultivo orgânico, o artesanato, o processo agroindustrial, ainda que em menor escala, e o turismo rural. Desse modo, estarão em condições de agregar elevado índice de valor aos produtos, tornando o agronegócio familiar um gerador de renda e emprego para as comunidades.

Data: Segunda-feira, dia 5 de agosto de 2002
Horário: 10 horas
Local: Rodovia Monte Alegre do Sul-Pinhalzinho (SP 360), km 3 – Monte Alegre do Sul-SP