Agronegócio: Região leste do Estado terá Pólo de Desenvolvimento dos Agronegócios

Sede será na cidade de Monte Alegre do Sul

qui, 01/08/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

A região leste do Estado de São Paulo terá um Pólo de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, a partir da próxima segunda-feira, dia 5. O Pólo, com sede na cidade de Monte Alegre do Sul, abrangerá os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Conchal, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Jardim, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O Pólo Leste Paulista terá as atividades centralizadas no atendimento ao pequeno e médio produtor de agronegócio familiar, de forma a incentivá-lo a oferecer produtos com a qualidade certificada. O cultivo orgânico, o artesanato, o processo agroindustrial e o turismo rural também serão focos de atuação do Pólo sediado em Monte Alegre do Sul.

Pólos Regionais

O programa de Pólos Regionais de Desenvolvimento é uma iniciativa criada para levar conhecimento científico às regiões produtoras. O objetivo é facilita a interiorização do desenvolvimento, gerando emprego e trabalho e impulsionando o agronegócio.

O trabalho de pesquisa é realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento(SAA) composta de seis institutos de renome internacional: Instituto Agronômico (IAC), o Instituto Biológico (IB), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto de Pesca (IP), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o Instituto de Zootecnia (IZ).

A programação, em cada um dos 15 Pólos Regionais, envolve especialistas dos seis institutos de pesquisa da APTA, formando um tripé de sustentação do agronegócio local com os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) da CATI e os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp).

Data: Segunda-feira, dia 5 de agosto de 2002
Horário: 10 horas
Local: Rodovia Monte Alegre do Sul-Pinhalzinho (SP 360), km 3

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento