Agronegócio: Programas de alimentação terão cadastro unificado

Todos os municípios poderão fazer o cadastro das famílias a serem beneficiadas pela Internet

qui, 08/05/2003 - 18h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo anunciou a unificação dos cadastros de dois dos mais importantes programas de alimentação do país: o Vivaleite e o Alimenta São Paulo.

O cadastro único on line foi lançado nesta quarta-feira, dia 8, pelo secretário Duarte Nogueira em solenidade que reuniu cerca de 300 prefeitos e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães Castro.

Juntos, os dois programas atendem 802 mil famílias e aproximadamente 4 milhões de pessoas, cerca de 10% da população do Estado. O Vivaleite atende todos os 645 municípios do Estado. O projeto distribui mensalmente 15 litros de leite enriquecido com vitaminas A, D, ferro e 3% de gordura a cada uma das 722 mil famílias cadastradas.

São atendidas pelo projeto crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e idosos portadores de doenças crônicas.

Já o Alimenta São Paulo distribui cestas básicas atendendo 80 mil famílias de baixa renda. O Viva leite e o Alimenta São Paulo são gerenciados pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), ligados à secretaria.

Pelo novo sistema, todos os municípios poderão fazer o cadastro das famílias a serem beneficiadas pela internet, incluir e excluir e também emitir relatório de cada município. Com o cadastro único, a secretaria passa a ter pleno controle do gerenciamento dos programas.

De acordo com o secretário Duarte Nogueira, cerca de 5% das famílias atendidas estão cadastradas em mais de um município. Com o cadastro único, o sistema não aceita registro em duplicidade. ‘Isso irá permitir estender o benefício a outras famílias, aumentando a eficácia e eficiência do projeto’, afirmou o secretário.

O novo sistema não permite falhas, já que exige dados sobre a família e o número do registro geral da criança. Com essas informações também será possível traçar o perfil dos beneficiados por município, analisar as demandas e gerenciar melhor o projeto. Para o cadastro on line, todas as prefeituras receberam cartilhas explicando as regras e as formas para o cadastramento.

Para a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, o cadastro único é de grande importância para todos que trabalham com a administração pública para ter conhecimento das informações e planejar as ações.

Durante o evento foram assinados 267 convênios de renovação do programa Vivaleite.

Da Secretaria da Agricultura
C.A.