Agronegócio: Produtores recebem máquinas para plantio direto na palha

Equipamentos foram entregues pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado

qui, 15/08/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

Neste mês de agosto a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) entregou equipamentos para 21 associações de produtores de diversas regiões paulistas. O objetivo é estimular a adoção do sistema de plantio direto na palha, como forma de reverter o processo de degradação do solo. A meta é atender a 140 associações, por meio da permissão de uso de semeadoras de plantio direto e trituradores de palha. Todos os produtores integrantes do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas podem requisitar esses equipamentos para utilização em suas propriedades.

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas tem como objetivo o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, ou seja, tornar na produção de alimentos viável, sem agressão ao meio ambiente. O plantio direto é uma tecnologia que proporciona aumento na cobertura do solo, melhoria na infiltração de água no solo, redução do escorrimento superficial da água das chuvas e é viável economicamente.

Tudo isso, possibilita menor risco de perdas e maior estabilidade de produção no decorrer dos anos, além da preservação do solo e da água. A idéia é desenvolver um modelo agrícola que garanta produção compatível com segurança alimentar, viabilidade econômica, preservação do meio ambiente e organização rural no campo. Hoje, o projeto conta com 455 microbacias já implantadas.