Agronegócio: Produtores de ovos estudam estratégias para aumento do consumo

Secretário-adjunto de Agricultura abre hoje o 3º Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos

qua, 16/03/2005 - 10h27 | Do Portal do Governo

O objetivo principal do III Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos, que acontece em Indaiatuba nos dias 16 e 17 de março, é apresentar estratégias de marketing para aumento do consumo de ovos. Durante a abertura oficial, nesta quarta-feira, às 18 horas, o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, representando o secretário Duarte Nogueira, apresenta a importância do setor para o estado de São Paulo, onde somos responsáveis por 40% da produção nacional.

Durante dois dias, produtores, pesquisadores e empresários do setor participam de palestras e mesas de debates com temas que vão de processos de implementação de qualidade em granjas com produção de ovos até a exposição de “cases” como o êxito alcançado no aumento de consumo do produto em países latino-americanos. Segundo o presidente da Associação Paulista de Avicultura – APA, Érico Pozzer, o brasileiro consome cerca de 123 ovos/ano, comparado a média européia que é de 200, e os japoneses que consomem 374 ovos/ano.

O estado de São Paulo produz 780 mil dúzias de ovos/ano com 37 milhões de aves. A região de Tupã, principalmente Bastos, onde há 12 milhões de aves de postura, alcança a incrível marca de produção de 104 ovos por segundo. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem trabalhado para manter este status e apóia o setor produtivo através da Câmara Setorial de Aves e Ovos, uma das suas 26 Câmaras Setoriais. Em fevereiro de 2004, foi realizado um trabalho conjunto da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria responsável pela sanidade animal e vegetal do estado, no combate a laringotraqueíte infecciosa das aves no bolsão em torno de Bastos. Foram vacinadas cerca de 14 milhões de aves e introduzidas outras medidas na área de sanitária. Hoje, há um serviço de manutenção da sanidade dentro do bolsão, junto com o setor produtivo, onde são imunizadas em torno de 400 mil aves por semana, que são repostas nas granjas. Com isto, a doença está sob controle e a produtividade tem se recuperado.

III Congresso de Produção, Consumo e Comercialização de Ovos
Dias 16 e 17 de março de 2005
Abertura oficial: Quarta-feira, 16 de março de 2005
Horário: 18 horas
Local: Vitória Hotel Indaiatuba – Av. Presidente Vargas, 304 – Indaiatuba/SP