Agronegócio: Produção de mandioca busca novos mercados e variedades

Cadeia produtiva está sendo discutida em Assis nesta quarta-feira, dia 8

qui, 08/05/2003 - 15h33 | Do Portal do Governo

A região de Assis produz 70% da mandioca e de seus derivados no Estado, sendo que a produção estadual totaliza 1,1 milhão toneladas anuais. Dada a importância da cadeia produtiva para a região, responsável pela geração de 6.500 empregos diretos, a reunião da Câmara Setorial da Mandioca está sendo realizada nesta quinta-feira, dia 8, na sede do Pólo Regional Apta Paranapanema em Assis com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira.

Durante todo o dia, os produtores de mandioca se reúnem para discutir os problemas do setor e os gargalos no caminho das exportações. Na programação, há um ciclo de palestras, cujos temas são: Recomendações para plantio, projeto de propagação de variedades, sistema de certificação de qualidade para a cadeia produtiva da mandioca e a entrada no Programa Selo de Qualidade Produto de São Paulo.

O Brasil exporta 6 milhões de toneladas de mandioca e derivados ao ano, somos o 2º produtor da raiz no mundo, perdemos para a Nigéria, cuja produção é essencialmente in natura (alimentação direta). O país está de olho no enorme mercado europeu, completamente dominado pela Tailândia. De acordo com José Reynaldo Bastos da Silva, presidente da Câmara Setorial Paulista da Mandioca, o Mercosul é o maior importador.

Após a reunião das 17 horas, o secretário Duarte Nogueira segue para Cândido Mota e participa da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Produtores de Mandioca e Derivados do Estado de São Paulo (APMESP).

Da Secretaria da Agricultura
C.A