Agronegócio: Preços agrícolas caem na primeira quadrissemana de abril

Confira as variações registradas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento

qua, 17/04/2002 - 11h19 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,73% na primeira quadrissemana de abril de 2002. O índice de preços recebidos pelos agricultores apresentou perda de 0,63 ponto percentual em relação ao mês de março. Os dados são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Dos 19 produtos analisados, oito apresentaram reduções no preço: arroz, cana-de-açúcar, cebola, milho, aves, banana, boi gordo, ovos e suínos. E nove produtos tiveram acréscimos: algodão, amendoim, banana, batata, café, feijão, soja, tomate e leite.

Os preços da laranja e do trigo mantiveram-se estáveis. Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, destacou-se a batata (+34,72%). Os suínos foram responsáveis pela queda mais expressiva: -12,93%.

Entre os produtos vegetais, a alta nos preços dos subgrupos de grãos, frutas e olerícolas fez com que o preço do grupo tivesse um aumento de 2,20%. No caso dos produtos animais, somente o leite teve o preço elevado, o que não impediu o recuo de 6,16% no preço do grupo.

Nesta quadrissemana, o destaque foi o café arábica, cujo preço recebido pelos produtores apresentou crescimento de 26,67%. Os produtos de origem animal vêm apresentando uma forte retração de preço desde o mês anterior.