Agronegócio: Preços agrícolas aumentam mais de 8% em setembro

Confira os dados divulgados pelo Instituto de Economia Agrícola

qua, 02/10/2002 - 10h37 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 8,83% no mês de setembro. A informação é do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou ganho de 7,25 pontos percentuais em relação ao de agosto. Esta é a maior alta do IPR no ano e nos últimos 18 meses.

Segundo coordenador do estudo, pesquisador Nelson Martin, vários fatos contribuíram para este aumento, com destaque para a alta do dólar, a geada no início do mês, a entressafra da pecuária e dos grãos e a elevação nas cotações das commodities no mercado internacional.

Nenhum dos 19 produtos analisados apresentou redução no preço. Entre os vegetais, o aumento expressivo de 11,82% no índice de preços do grupo foi resultado do crescimento nos preços de treze produtos e da estabilidade no preço de outro produto. No caso do segmento animal, a alta nas cotações de aves, ovos e suínos, assim como a estabilidade nos preços do boi gordo e do leite, levou ao crescimento de 3,30% nos preços do grupo.

Nos nove primeiros meses do ano, a variação acumulada no IPR foi de 11,65%, em comparação com 10,54% do IGP-M e 3,67% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica ganho no poder de troca dos agricultores de 1,11 ponto percentual em relação ao IGP-M e de 7,98 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Já a variação mensal anualizada do IPR, em agosto de 2002, indica o início da recuperação dos preços a partir de abril, atingindo neste mês 18,40%, em relação a 13,32% do IGP-M e 5,33% do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas apresentam ganho de 5,08 pontos percentuais em comparação com o IGP-M e de 13,07 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

No mês de setembro, o café foi o destaque entre os preços em ascensão, com alta de 27,82%. O término da colheita da safra brasileira e a expectativa de menores produções mundiais no futuro próximo fizeram com que as cotações internacionais começassem a reagir, elevando os preços no mercado brasileiro.

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br