Agronegócio: Pólo Regional do Extremo Oeste entra em operação nesta segunda-feira

Unidade é a 13ª em funcionamento no Estado de São Paulo

seg, 09/12/2002 - 13h30 | Do Portal do Governo

Começa a funcionar hoje mais um pólo regional agrícola: o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Extremo Oeste, com sede em Andradina e que vai englobar 31 municípios da região. Sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Pólo do Extremo Oeste será o 13º a entrar em operação no Estado de São Paulo.

Mais do que possibilitar acesso rápido às informações e novas tecnologias, os pólos regionais nascem para resolver os principais problemas dos produtores rurais, que passam a contar com todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades e a melhoria de seu negócio. ‘Nosso desafio é gerar emprego e renda, direcionando todas as atenções para cada região e procurando resolver os problemas em benefício da sociedade’, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Lourival Carmo Monaco.

Produção agropecuária da região

O principal destaque do Pólo Regional do Extremo Oeste é a carne bovina e a cana-de-açúcar, que juntos responderam por quase 70% do valor da produção agropecuária da região no ano passado, que foi de R$ 933,5 milhões. A Fazenda Experimental de Criação de Gado Indiano, local onde funcionará a sede do novo pólo, teve grande contribuição para o avanço da pecuária de corte na região. Inaugurada na década de 40, a fazenda especializou-se no desenvolvimento de pesquisas sobre gado de corte e, a partir da década de 70, iniciou um importante trabalho de cruzamento industrial entre o nelore e outras raças bovinas.

Integram o Pólo Regional do Extremo Oeste os municípios de: Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigüi, Braúna, Brejo Alegre, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Luisânia, Mirandólis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí, Suzanópolis e Valparaíso.

Pólos já implantados

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento colocou até agora em funcionamento 13 pólos regionais: Médio Paranapanema (em Assis), Leste Paulista (em Monte Alegre do Sul), Sudoeste Paulista (Capão Bonito), Vale do Ribeira (Pariquera-Açú), Centro Norte (Pindorama), Vale do Paraíba (Pindamonhangaba), Centro Oeste (Jaú), Centro Sul (Piracicaba), Alta Mogiana (Colina), Alta Sorocabana (Presidente Prudente), Centro Leste (Ribeirão Preto), Nordeste Paulista (Mococa) e Extremo Oeste (Andradina). Até o final desse ano deverão ser implantados os pólos Alta Paulista, com sede em Adamantina, e Noroeste Paulista, em Votuporanga.

Os Pólos Regionais implantados pela APTA recebem o reforço dos seis institutos de pesquisas da agência: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP) e Instituto de Zootecnia (IZ). Todos os institutos procuram trabalhar dentro do conceito dos pólos, ou seja, sair da esfera estadual para se concentrar nos problemas e nas atividades agrícolas dos municípios envolvidos no programa. O trabalho integrado conta ainda com as atividades da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (ADAESP) e da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro).

Data: Segunda-feira, dia 9 de dezembro de 2002
Horário: 14 horas
Local: Estrada Vicinal Nemezião de Souza Pereira, km 6 – Andradina-SP

(fonte: www.agroportal.sp.gov.br)

R.K.