Agronegócio: Pólo Regional do Centro Sul será lançado em Piracicaba

Evento será na sexta-feira, dia 25 de outubro

qui, 17/10/2002 - 14h50 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, dia 25 de outubro, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) lançará o oitavo Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios – do Centro Sul, que terá a sede em Piracicaba e vai englobar 40 municípios da região.

No Pólo Regional do Centro Sul tem como principais destaques os setores de carnes bovina e de frango, cana-de-açúcar e laranja para indústria. Juntos, esses quatro produtos responderam, em 2001, por 82% do valor da produção agropecuária dos municípios que englobam a área Centro Sul do Estado, o que representou cerca de R$ 1,4 bilhão.

Os municípios que englobam o Pólo Regional do Centro Sul são: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Bofete, Boituva, Botucatu, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchas, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itatinga, Itirapina, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Pardinho, Pereiras, Piracicaba, Porangaba, Porto Feliz, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Tietê e Torre de Pedra.

Pólos Regionais

A idéia central dos pólos regionais, programa sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da SAA, é promover a integração entre os municípios do Estado de São Paulo em prol do desenvolvimento regional.

Um dos objetivos do programa é descentralizar o desenvolvimento para reduzir as disparidades regionais. O pólo oferece as ferramentas necessárias ao produtor para aprimoramento da atividade agrícola. O desafio é gerar emprego e renda, direcionando as atenções de acordo com as características de cada região.

O projeto conta com apoio dos seis institutos de pesquisas da APTA: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP) e Instituto de Zootecnia (IZ).

A SAA já implantou sete pólos regionais: o do Médio Paranapanema (sede em Assis), Leste Paulista (sediado em Monte Alegre do Sul), Sudoeste Paulista (Capão Bonito), Vale do Ribeira (baseado em Pariquera-Açú), Centro Norte (Pindorama), Vale do Paraíba (Pindamonhangaba) e Centro Oeste (Jaú).

Data: Sexta-feira, dia 25 de outubro de 2002
Horário: A partir das 10 horas
Local: Rodovia SP 127, km 30 – Piracicaba – SP.