Agronegócio: Piracicaba será a sede do Pólo Regional do Centro Sul

Lançamento será próxima sexta-feira, dia 25

seg, 21/10/2002 - 13h07 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 25, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento lança o 8º Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, que terá sua sede em Piracicaba e vai englobar 40 municípios da região.

No Pólo Regional do Centro Sul os principais destaques da região são os setores de carnes bovina e de frango, a cana-de-açúcar e a laranja para indústria. Juntos, esses quatro produtos responderam em 2001 por 82% do valor da produção agropecuária dos municípios que englobam a região Centro Sul, de R$ 1,475 bilhão.

A idéia central dos pólos regionais, programa sob responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura, é promove a integração entre os municípios do Estado de São Paulo em prol do desenvolvimento regional. Um dos objetivos do programa é descentralizar o desenvolvimento para reduzir as disparidades regionais.

Os Pólos Regionais implantados pela APTA recebem o reforço dos seis institutos de pesquisas da agência: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Pesca (IP) e Instituto de Zootecnia (IZ).

Todos os institutos procuram trabalhar dentro do conceito dos pólos, ou seja, sair da esfera estadual para se concentrar nos problemas e nas atividades agrícolas dos municípios envolvidos no programa.

Os municípios que englobam o Pólo Regional do Centro Sul são: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Bofete, Boituva, Botucatu, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchas, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itatinga, Itirapina, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Pardinho, Pereiras, Piracicaba, Porangaba, Porto Feliz, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Tietê e Torre de Pedra.

Data: sexta-feira, dia 25
Horário: 10 horas
Local: Rodovia SP 127, km 30 – Piracicaba – SP