Agronegócio: Pesquisadores divulgam trabalho sobre plantas aromáticas e medicinais

Será na tarde desta quarta-feira, dia 2, no Interior

qua, 02/10/2002 - 12h26 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 2, das 14 às 18 horas, pesquisadores públicos irão divulgar conhecimentos sobre óleos essenciais e sobre a cadeia produtiva de plantas aromáticas e medicinais, no Pólo Regional do Leste Paulista, no município de Monte Alegre do Sul. Quatro pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, farão palestras e informarão sobre o potencial de óleos essenciais para o agronegócio de plantas aromáticas e medicinais.

Canela, manjericão, gengibre, camomila, vetiver e priprioca são algumas das plantas aromáticas e medicinais. Os óleos essenciais têm propriedade aromatizante, antiinflamatória e antibacteriana. Também são importantes matérias-primas para as indústrias de medicamentos, de cosmética, de perfumaria e de alimentos.

Os óleos essenciais de citros, por exemplo, são muito utilizados na indústria alimentícia, como aromatizantes em bolos, refrigerantes, sorvetes e balas. A importância desses óleos, de maneira geral, não se restringe ao seu uso na forma bruta.

Esses materiais são fontes de substância ou possibilitam, por meio da química fina, a obtenção de outros compostos com maior valor agregado. Os óleos cítricos, por exemplo, possuem limoneno utilizado em produtos industriais como tintas, resinas e plásticos. O Instituto Agronômico de Campinas tem tradição em trabalhos de melhoramento genético com espécies aromáticas e medicinais.

Data: Quarta-feira, 2 de outubro de 2002
Horário: Das 14 às 18 horas
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio do Leste Paulista – Estrada municipal Monte Alegre do Sul – Pinhalzinho (SP 360), km 3