Agronegócio: Pesquisa usa software para melhorar produção de gado de corte

Banco de dados terá informações sobre pastagens e rebanho

qui, 05/06/2003 - 11h19 | Do Portal do Governo

Criadores de gado da raça nelore poderão, em breve, avaliar todo o ecossistema de pastagens do tipo braquiarão e o rebanho por meio de um software baseado em Redes Neurais Artificiais (RNAs). Com isso, será possível estabelecer de maneira rápida, eficiente e com baixos custos previsões mais exatas a respeito do crescimento da planta forrageira e desempenho dos animais.

O projeto está sendo colocado em prática no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga.

Em outubro deste ano começará a ser formado o primeiro banco de dados para alimentar as RNAs. ‘Os bancos terão informações das características do capim-braquiarão obtidas por meio de análises químicas (bromatológicas) e de fracionamento de proteínas e carboidratos, que descrevem as qualidades desses compostos da planta, e pelas respostas das outras pesquisas abrangidas no projeto piloto.

Melhor rendimento no abate

Depois de inseridas no computador, o programa processa as informações e mostra os resultados dos fracionamentos de proteínas e carboidratos’, explica a engenheira-agrônoma Käthery Brennecke, aluna do programa de doutorado do Departamento de Zootecnia, que vem desenvolvendo o novo software.

‘No futuro, esse trabalho poderá ser feito no próprio campo pelo produtor com um notebook nas mãos’, prevê a pesquisadora. Assim, o produtor poderá predizer com maior exatidão o comportamento do animal na pastagem e, até mesmo, determinar alterações no tipo de manejo, caso haja necessidade.

‘Ele poderá prever, por exemplo, o melhor desempenho do animal e adequar o manejo às suas necessidades e custo, tendo um maior rendimento no abate.’

Analisando a planta

Para analisar o braquiarão, os pesquisadores realizam coletas de 64 amostras a cada 28 dias. O capim é colhido numa área do câmpus da USP de Pirassununga especialmente destinada ao projeto Braquiarão X Nelore, de cerca de 27 hectares.

Depois de secas e moídas, as amostras passam pelas análises bromatológicas para quantificar qualidade química e posteriormente pelo fracionamento das proteínas/carboidratos. ‘A análise de fracionamento nos fornecerá informações das proteínas de maneira mais eficiente’, explica a especialista. O tipo de informação das características do capim e a qualidade de suas proteínas vão refletir diretamente no desempenho do animal.

Com a descrição completa do ecossistema da planta, conseguida por meio de resultados de um conjunto de pesquisas realizadas no projeto Braquiarão X Nelore, já inserida num banco de dados, o próximo passo é alimentar a RNA do tipo supervisionada ou cibernética, que irá corrigir possíveis erros mostrando os resultados da equação de interação entre o capim e o desempenho do animal.

O software fornecerá rapidamente resultados qualitativos da planta forrageira por causa da alimentação de dados visuais como características morfológicas, de número de perfilhos da planta (velocidade de crescimento) e temperatura média diária, altitude, entre outros.

Serviço

Mais informações pelo telefone (19) 3565-4203 ou e-mail katheryb@usp.br, com a pesquisadora Käthery Brennecke

Da Agência Imprensa Oficial

C.C.