Agronegócio: Pequenos e médios produtores terão milho híbrido mais barato

Público pode conhecer as novidades do Instituto Agronômico na Agrishow 2002

ter, 30/04/2002 - 14h16 | Do Portal do Governo

Duas novidades em milho resultantes de pesquisas concluídas no ano passado pelo Instituto Agronômico, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, serão conhecidas pelo público da Agrishow 2002: a IAC 8333 e a IAC 12.

Um híbrido intervarietal (resultante do cruzamento de duas variedades) – classe de milho que praticamente não existe no mercado – está em testes finais no Instituto Agronômico (IAC-APTA). A IAC 8333 é um híbrido muito mais barato que os existentes. Por isso, deverá atender às necessidades do pequeno e médio produtor, faixa do mercado que não é explorada pelas empresas privadas.

Com a redução do preço da semente – elemento mais caro do processo de cultivo de milho -, a expectativa é viabilizar economia ao produtor, para que ele possa fazer outros investimentos e aumentar a sua renda. Esses resultados poderão contribuir também para a fixação do agricultor no campo.

Segundo o pesquisador do IAC, Eduardo Sawazaki, esse material é moderno e bem adaptado para a mecanização, em razão do porte baixo, caraterística que dá maior resistência à planta e é apreciada no mercado. A IAC 8333 também é mais produtiva, comparada com outras variedades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Há três anos, a IAC 8333 está em testes em todo o Brasil, em vários municípios de São Paulo e em campo de demonstração em Adamantina. A produção de sementes será feita, sob encomenda, em convênios para atender aos produtores, associações e cooperativas.

A previsão para 2001/2002 é que São Paulo produza 3 milhões e 200 mil toneladas de milho, Minas Gerais produza 3 milhões e 700 mil e o Rio Grande do Sul chegue a 5 milhões de toneladas.

Milho para pipoca

A pipoca IAC 12 é outra novidade para atender à demanda do mercado. Da mesma linhagem que a IAC 112, de alta procura, ela irá contribuir para aumentar a oferta desse produto. A IAC 12 tem as mesmas características que a IAC 112. O destaque é a facilitação da produção de sementes, por isso sua contribuição será muito importante para o mercado.

Com maior sanidade dos grãos – resultante do melhor empalhamento e da resistência a doenças e pragas-, a IAC 12 tem qualidade competitiva, boa produtividade e bom aspecto comercial. Essas características foram avaliadas durante dois anos com produtores.

Carla Gomes – Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do IAC