Agronegócio: Itesp ensina assentados a processar carne suína

Produtores assentados em Mirante do Paranapanema estão comercializando seus produtos

sex, 27/12/2002 - 13h48 | Do Portal do Governo

Produtores rurais assentados em Mirante do Paranapanema estão comercializando seus produtos, depois de receberem curso de processamento de carne suína oferecido pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O curso foi promovido com o intuito de gerar e aumentar a renda das famílias dos assentados, além de incentivar a produção rural e artesanal.

Participaram do treinamento 16 produtores rurais do assentamento Santa Apolônia e um produtor do assentamento Alvorada, além de dois técnicos do Itesp, que promoveu o evento.

Os participantes que concluíram o curso de 32 horas produzem costela, lombo, presunto e outros derivados de carne de porco que comercializam em assentamentos e eventos. O Itesp também proporcionou aos novos produtores participação no Mercado Mega Mix, realizado em Presidente Prudente nos dias 13, 14 e 15 deste mês. No evento, 100% dos defumados foram comercializados. No ano de 2002 foram realizados outros cursos em assentamentos patrocinados pelo Itesp. Dentre eles destaca-se o de produção de derivados do leite, doces e compotas. Há demanda para cursos de capacitação para produtores de toda a regional oeste para o próximo ano.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do Itesp

R.K.