Agronegócio: Instituto de Zootecnia completa 97 anos

Nesta semana, as instalações do Instituto em Nova Odessa estão abertas ao público

ter, 16/07/2002 - 12h14 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 15, em Nova Odessa, o Instituto de Zootecnia (IZ) da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio comemorou 97 anos de fundação. Pioneiro em pesquisas zootécnicas, o IZ tem a missão de desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, e oferecer seus produtos e serviços na área agropecuária.

Durante esta semana o IZ abre um espaço para que a comunidade conheça cada vez melhor o trabalho que desempenha no Estado na área agropecuária e ficará aberto para visitas de 16 a 19 de julho, com exposição de animais, na Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa-SP.

Em 1909, foram realizadas as primeiras seleções de gado Caracu, determinando a introdução da raça no Brasil. A instituição também recebeu reconhecimento internacional em melhoramento genético de gado, trabalhando com as raças zebuínas (Gir, Nelore e Guzerá) e Caracu. Os animais reprodutores, comprovados melhoradores, são submetidos à coleta de sêmen, material já disponível no mercado por meio das Centrais de Inseminação Artificial.

Atualmente são 82 pesquisadores que desenvolvem pesquisas nas áreas de bovinos de corte e de leite, bubalinos, ovinos, caprinos, avestruz, vitelo, suínos, eqüinos, asininos, bicho-da-seda, produtos apícolas e plantas forrageiras. A estrutura experimental de prestação de serviços conta com laboratórios de qualidade para análise bromatológica e de minerais, genética e reprodução animal.

Todas as unidades de pesquisas têm suas diretrizes fundamentadas em pesquisas nas áreas de ambiência e manejo, melhoramento genético, reprodução, nutrição e sanidade animal, procurando fornecer subsídios com o objetivo de desenvolver e expandir a pecuária no Estado de São Paulo e proporcionar alternativas eficientes e econômicas aos produtores.

O Instituto de Zootecnia trabalha dentro da filosofia do agronegócio como agregador de valor, gerando mais emprego e renda no campo.