Agronegócio: Instituto Biológico promove ‘VII Reunião Itinerante de Fitossanidade’

Evento está sendo realizado em Indaiatuba

ter, 28/05/2002 - 14h08 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, dia 28, em Indaiatuba, a ‘VII Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico (RIFIB). Durante dois dias serão discutidas técnicas de combate a doenças e pragas das frutas. O evento tem o objetivo de ajudar o produtor no cuidado sanitário, beneficiando o consumidor e as exportações com produtos isentos de pragas e resíduos agrotóxicos, além de diminuir o custo final do produto.

Uma das palestras vai tratar das barreiras sanitárias, que muitas vezes são utilizadas pelos países como recurso protecionista contra as importações. Um desses problema é a mosca-das-frutas, cuja incidência é utilizada como barreira alfandegária na Europa e nos Estados Unidos, assim como no Brasil. “O manejo correto dessa praga facilita a exportação de frutas pelos produtores da região’, explica o coordenador do evento, o pesquisador José Eduardo Marcondes de Almeida.

Segundo ele outros problemas sérios são as doenças, principalmente causadas por bactérias, que atacam plantas tais como a uva. E em terceiro lugar estão os resíduos de pesticidas que causam sérios problemas de saúde e barreira alfandegária.

As palestras estão sendo realizadas no Auditório da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), localizada à Avenida Parque Ecológico s/nº, em frente a nova prefeitura.