Agronegócio: Instituto Agronômico realiza 19º Dia de Campo de Feijão

Serão divulgadas as principais tecnologias na cultura do feijoeiro

seg, 14/04/2003 - 16h10 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC) e o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD), órgãos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizam o 19º Dia de Campo de Feijão, nos dias 15 e 16 de abril, em Capão Bonito-SP. O acesso a conhecimentos teóricos e práticos é totalmente gratuito.

Há 19 anos realizando esse evento, o IAC divulga as principais tecnologias na cultura do feijoeiro e integra todos os setores da cadeia produtiva do feijão. Para isso, são reunidos profissionais da pesquisa e de empresas de defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, etc.

Neste ano, o evento reúne também grandes empresas de máquinas, implementos agrícolas, e equipamentos de irrigação, além de dois bancos que têm programas de financiamentos agrícolas. Com essa novidade, o produtor pode ter acesso à tecnologia e já providenciar a aquisição.

Haverá ainda realização de uma mesa-redonda com os produtores de feijão de São Paulo e de outros Estados. Assim os pesquisadores podem identificar os principais problemas e sugerir novas pesquisas para as instituições competentes.

Estará disponível o acesso a conhecimentos sobre aplicação de defensivos, já que o controle químico de doenças e pragas é o principal recurso utilizado para a manutenção da fitossanidade das culturas, sendo a pulverização a principal forma de aplicação dos diferentes agrotóxicos.

No 19º Dia de Campo de Feijão, os participantes conhecerão também os resultados de ensaios de controle químico de doenças. Na safra da seca de 2002, com a variedade IAC-Carioca, as doenças, de modo geral, ocorreram em severidade extremamente baixa.

O controle químico das doenças proporcionou aumento da produtividade com variação de 7,48% a 20,18%. Já na safra das águas de 2002, ocorreram as doenças antracnose, mancha-de-alternaria e mancha-angular.

Carla Gomes da Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico
C.A.