Agronegócio: Instituto Agronômico divulga tecnologias na Agrishow 2002

Feira será realizada em Ribeirão Preto, de 29 de abril a 4 de maio

ter, 23/04/2002 - 14h18 | Do Portal do Governo

Várias novidades serão expostas na Agrishow 2002, de 29 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto, pelo Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. São variedades mais produtivas e resistentes, que atendem ao mercado interno e externo, agregam valores ao produto e geram possibilidades de aumento de renda para o pequeno, o médio e o grande produtor.

Uma das novas contribuições para o agronegócio é a variedade forrageira de cana IAC86-2480, que será lançada em breve, tem teor de fibra mais baixo, contribui para o gado consumir mais e ganhar 18% a mais de peso que o alcançado com outras variedades.

Outro destaque do IAC serão as variedades de soja IAC 23 e IAC 24, mais resistentes que o material comercial existente no mercado e com maior teor de isoflavona, que beneficia a saúde humana. Por dispensar o uso de agrotóxicos, essas cultivares irão causar grandes mudanças no agronegócio de orgânicos. A soja é a principal cultura orgânica do Brasil e nosso Estado tem a maior área de produção livre de defensivos, com 30 mil hectares.

A cadeia produtiva do algodão também será beneficiada com mais uma novidade IAC e que estará na Agrishow. É a nova variedade de algodão, a IAC 24, que irá atender muito bem aos pequenos produtores e também a lavouras altamente tecnificadas. Adaptada a todas as regiões algodoeiras do Estado de São Paulo, a IAC 24 se destaca por responder à baixa tecnologia e também a condições desfavoráveis de cultivo, com maior produtividade e maior rendimento de fibras. A nova cultivar é também a primeira produzida pelo IAC que tem 41% de fibra.

Um tipo de grão de amendoim reconhecido internacionalmente e destinado à exportação é o IAC 886, tipo Runner, que também estará na Agrishow. A variedade se destaca pela consagração no mercado internacional, por ser semelhante aos grãos de outros países exportadores. Essa novidade irá contribuir bastante com o agronegócio do amendoim no Estado de São Paulo, responsável por 80% da produção nacional. Para o mercado interno, há as variedades IAC 5 e IAC 22, que apresentam produtividade 20% maior. Com maior tamanho e uniformidade de grãos, essas cultivares são mais atraentes para a indústria, o que deverá resultar em ampliação dos benefícios econômicos. Isso porque, no processo industrial os grãos menores são descartados. Com essas três variedades de amendoim, o Instituto Agronômico irá colocar à disposição desse agronegócio alternativas para o mercado interno e externo, que beneficiam não só o agricultor mas também a cadeia produtiva, com grãos que reduzem o descarte e têm despeliculação mais fácil.

Mais uma inovação agora para o mercado de milho. O híbrido intervarietal, uma classe de milho que praticamente não existe no mercado, está em testes finais no Instituto Agronômico e será conhecida pelos visitantes da Feira. O benefício será para pequenos e médios produtores, que terão na IAC 8333 um híbrido mais barato. A pipoca IAC 12 é outra novidade para atender à demanda do mercado, com qualidade competitiva, boa produtividade e bom aspecto comercial.

Os visitantes da Agrishow ainda poderão conhecer muitos outros resultados do IAC nas culturas de café, frutas, pupunha, girassol para silagem e para produção de óleo, entre outras tecnologias, como irrigação e hidroponia.