Agronegócio: IAC realiza I Workshop sobre Girassol em Bauru

Produto representa renda extra para o agricultor

seg, 06/12/2004 - 13h41 | Do Portal do Governo

Os profissionais e produtores envolvidos com o agronegócio de girassol poderão atualizar conhecimentos durante o I Workshop Regional sobre a Cultura do Girassol, que será realizado em Bauru, nesta quinta-feiora, dia 9 de dezembro, a partir das 8h30. O evento, realizado pelo Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é gratuito e os interessados devem entrar em contato previamente porque as vagas são limitadas.

No Workshop, que tem a parceria da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da Embrapa, serão abordados os aspectos da cultura, que causam dúvidas junto aos produtores. Os palestrantes irão abordar informações sobre plantio, condução da cultura, colheita, época de semeadura, controle de pragas e doenças, e comercialização.

A transferência de informação será feita com base em uma análise da cultura realizada pelos pesquisadores Maria Regina Ungaro e Afonso Peche Filho, ambos do Instituto Agronômico, e pelo engenheiro agrônomo Marcos Roberto da Silva.

Neste ano, de março até novembro, os pesquisadores analisaram as plantações de girassol nas cidades de Riolândia, Iacanga, Lucianópolis, Ourinhos, Casa Branca, Taquarituba, Coroados, Mira Estrela e Birigui. O objetivo do estudo foi identificar as dificuldades e disponibilizar informações para saná-las, a fim de que, no próximo cultivo, esses agricultores possam desenvolver práticas corretas e transferir o conhecimento para seus vizinhos.

Nas localidades envolvidas no experimento, foram realizados seis dias de campo, nos meses de junho e julho deste ano. Nesses eventos foram enfocadas questões existentes na cultura local. “O workshop é uma maneira rápida de difundir conhecimentos e melhorar a capacidade produtiva do girassol”, afirma a pesquisadora.

No estudo, foi constatado que a maior parte dos problemas são comuns a todos os produtores, como uniformidade de plantio, época de plantio, cultivares e colheita. Segundo Regina Ungaro, o IAC tem “bom respaldo” para responder a 70% das dificuldades apresentadas; para os outros 30%, há algum conhecimento gerado no Brasil. A interação com o setor produtivo estimula novas pesquisas na Instituição.

A análise das atividades dos produtores-parceiros, como foram chamados os que participaram da pesquisa, revelou desconhecimento sobre como otimizar a atividade agrícola voltada para o girassol. De acordo com a pesquisadora, o cultivo de girassol é novo para a maior parte dos participantes da pesquisa que, em geral, são produtores de milho e soja, que aproveitaram para plantar girassol na safrinha.

O cultivo de girassol representa uma renda extra para o agricultor. Em média, o agricultor tem US$ 100 de lucro por hectare. “A preços normais, o girassol chega a ser mais rentável que a soja, mas não compete com ela por ser cultivado em época distinta. O girassol é uma renda extra na propriedade”, explica a pesquisadora.

O bom resultado, entretanto, depende dos procedimentos adotados no cultivo. “Aqueles que adotaram a tecnologia de cultivo recomendada tiveram retorno de até US$ 130 por hectare”, afirma Regina Ungaro.

Vê-se pelos números a importância de as instituições da Secretaria de Agricultura levarem para o setor produtivo informações que alavancam os rendimentos. O apoio que vem sendo dado à cultura do girassol é um reflexo do potencial que a cultura apresenta como gerador de renda extra à propriedade agrícola e como fornecedor de matéria- prima para a obtenção de biodiesel e de óleo comestível de excelente qualidade.

SERVIÇO:
Local: _Obeid Plaza Hotel – Centro de Convenções
Avenida Nações Unidas 1950, Vila Nova Cidade Universitária – Bauru-SP CEP 17012-202, Fone: (14) 3234 5300/ fax 3234 4184
Data: 09/12/2004
Horário: das 8h30 às 18h30
Telefone para informações: (11) 4521-3483, com Regina Ungaro.(16) 626-0235, com Dílson.

Por Carla Gomes, da Assessoria de Imprensa do IAC

C.C.