Agronegócio: IAC expõe na Feicorte 2003 variedade forrageira de cana e girassol para silagem

Evento será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, de 3 a 6 de junho

seg, 02/06/2003 - 15h41 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC) irá participar do Congresso Internacional Feicorte 2003 com duas opções para os agropecuaristas. Durante o evento, que será realizado em São Paulo, de 3 a 6 de junho, o público poderá conhecer uma nova variedade forrageira de cana – a IAC86-2480, que contribui para o gado consumir mais e ganhar 18% a mais de peso que o alcançado com outras variedades. O girassol para silagem é outra alternativa aos produtores que buscam opções para reduzir custos com maiores benefícios na alimentação do rebanho.

A cana IAC86-2480 — que tem teor de fibra mais baixo — foi selecionada pelo IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A nova variedade foi apresentada em 2002 ao público e ainda será lançada pelo IAC.

“Criamos um material que apresenta condição mais favorável para a alimentação animal”, avalia o pesquisador responsável e diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana do IAC, Marcos Guimarães Landell.

A avaliação de digestibilidade e conversão alimentar demonstrou que a IAC86- 2480 é 18% mais eficiente, quando comparada ao padrão RB72454 (esta é a variedade de maior área de cultivo no mundo e provavelmente a mais utilizada como forrageira no Brasil.)

Além de ganho em peso do animal, o uso dessa variedade IAC resulta em menor volume de alimentação manejado no dia-a-dia da propriedade rural e, portanto, menor custo com mão-de-obra.

Maior cultura em extensão no Estado, a cana tem sido muito importante para a alimentação do gado, por estar em condição de colheita no período que coincide com a falta de pastos. Segundo Landell, apesar de o Brasil ter a canavicultura mais eficiente do mundo, as lavouras de cana destinadas ao uso forrageiro são de baixa produtividade, o que torna a atividade pecuária mais onerosa. Por tal razão, essa nova conquista do IAC é muito importante para o agronegócio.

A nova variedade apresenta capacidade de brotação excelente, inclusive no período de seca, porte ereto, altura média-baixa e diâmetro médio. Em razão do porte ereto e da despalha espontânea, aumenta a eficiência do manual em até 30%. Esse despalhamento agrega mais um valor porque reduz uma etapa de trabalho. A mecanização também tem ganhos, já que a uniformidade possibilita maior rendimento para a máquina e por isso é uma característica bastante apreciada.

“A IAC86-2480 é o primeiro grande salto no universo da cana”, considera Landell, já que os estudos continuam com cerca de dois mil materiais em avaliação.

A pesquisa com essa variedade forrageira começou em 1986. Em 1998, foi montada uma rede de 17 ensaios de competição em usinas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Nesses ensaios, reúnem-se novos genótipos que se pretende caracterizar e avaliar, comparando-os com cultivares comerciais existentes, para verificar as vantagens. Mais informações: (16) 621-1110/ 637-1091.

Girassol

A utilização do girassol para silagem apresenta três vantagens. Uma delas é o oferecimento de 35% a 40% a mais de proteína do que os teores encontrados na silagem de milho, o que viabiliza a redução de material oferecido ao animal. Além disso, o óleo existente no girassol dá mais energia para o animal. Outro benefício para o produtor é o custo de produção de girassol, mais baixo que o do milho. A variedade de girassol indicada para esse uso é a IAC-Uruguai, que apresenta preço bem acessível ao produtor.

De acordo com a pesquisadora do IAC, Maria Regina Gonçalves Ungaro, outro fator de economia no uso de girassol é que o resíduo da extração do óleo, chamado torta, é muito bom para a alimentação, principalmente para o gado leiteiro. Nesse caso, o interessante é que a venda da torta cobre parte considerável do curso de produção do girassol.

Com exceção do Litoral, praticamente todo o Estado de São Paulo apresenta condições adequadas para o cultivo de girassol, mas a pesquisadora destaca que essa planta não pode ser cultivada em solos com pH abaixo de 5,2.

Meteorologia

Os visitantes da Feicorte poderão conhecer também o sistema de Automatização e Informatização da Rede de Estações Meteorológicas do IAC, que coletam dados sobre temperatura, umidade do ar, precipitação pluviométrica, vento, radiação solar, temperatura e fluxo de calor e umidade do solo. O sistema foi lançado oficialmente em abril passado. A modernização do sistema resulta em maior eficiência e agilidade na coleta e divulgação de dados meteorológicos. Para se ter uma idéia do avanço que a automatização e informatização representam, em caso de geada, é possível coletar os dados em cerca de duas horas. Nas Estações Mecânicas seriam necessários de um a dois dias.

Portanto, a automatização e informatização da rede viabiliza a disponibilização da informação quase imediata para o setor produtivo. Essa velocidade permite ao produtor maior agilidade na tomada de decisão e na execução de medidas para proteger a plantação dos efeitos danosos das ocorrências climáticas.

Automatizar e informatizar a Rede significa que a coleta de dados meteorológicos é feita pelo próprio equipamento, sem a intervenção humana, o que evita erros. O outro sistema são as estações mecânicas, em que a coleta de dados é realizada manualmente por profissional.

Além da maior velocidade na coleta e na transmissão de dados, a automatização da Rede de Estações promove a precisão e a constância dos dados, além de aumentar a capacidade de trabalho com grande número de informação. A automatização e informatização também contribuem para o atendimento mais rápido à sociedade em casos de adversidades climáticas, servindo de suporte, por exemplo, ao combate a enchentes.

O IAC iniciou a coleta e o armazenamento das variáveis meteorológicas no Estado de São Paulo em 1890 e agora moderniza o trabalho para melhor atender à sociedade. Atualmente, o IAC administra uma rede de cerca de 98 estações meteorológicas, das quais 40 são automáticas. Em parceria com outras instituições públicas e privadas, a rede trabalhada pelo IAC totaliza 121 estações meteorológicas.

Feicorte 2003 – 3 a 6 de junho de 2003
Centro de Exposições Imigrantes

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo-SP
Telefone: (0xx11) 5058-9400

(LRK)