Agronegócio: Governo do Estado vai estimular caprinocultura familiar na região de Itapetininga

Convênio será assinado pela Secretaria da Agricultura e prefeitura do município

qua, 10/04/2002 - 13h39 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado quer estimular a criação de cabras e ovelhas na região de Itapetiniga. Para isso, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) e a prefeitura do município deverão assinar, em breve, um convênio neste setor. O objetivo é produzir e implantar políticas públicas que fixem o homem no campo, aproveitando a vocação agropecuária do município e região.

Serão desenvolvidos dois programas: ‘Projeto para o desenvolvimento dos agronegócios da ovinocultura e caprinocultura no Município de Itapetininga’, e ‘Caprinocultura: pesquisas aplicadas ao desenvolvimento rural familiar da região de Itapetininga’.

Os investimentos serão da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp). A idéia é possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pequenos e médios produtores rurais, por meio da introdução de novas opções de atividades agropecuárias e de novas tecnologias. O trabalho contará, também, com a participação da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Sorocaba (APTA-Sudoeste), do Departamento de Gestão Estratégica da APTA e da Escola Técnica Estadual ‘Prof. Edson Galvão’ de Itapetininga.

Primeiramente será feito um levantamento da atual situação dos pequenos produtores da região, buscando informações como o número de produtores de caprinos, conhecimento técnico e quais as condições do rebanho. Na segunda etapa, com duração prevista de dois anos, serão realizados estudo mercadológico e pesquisas sobre manejo sanitário, nutricional e zootécnico dos caprinos, ações que permitirão o desenvolvimento futuro da caprinocultura na região.