Agronegócio: Expo Araçatuba começa nesta sexta-feira com 500 expositores

Secretário da Agricultura Duarte Nogueira participa da abertura da feira

qui, 03/07/2003 - 15h27 | Do Portal do Governo

Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Estado, a Expo Araçatuba será aberta nesta sexta-feira, dia 4, com a expectativa de 300 mil visitantes. A cerimônia de abertura, às 19 horas, contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira.

São três mil animais em exposição, 24 leilões com mais de 12 mil animais, com um total de 500 expositores. Na feira, que termina dia 13, haverá também palestras técnicas, exposição de equipamentos agrícolas e shows.

Antes de abrir oficialmente a feira, o secretário Duarte Nogueira inaugura às 14h30 o Matadouro de Santópolis do Aguapeí (70 km de Araçatuba) e 3,4 quilômetros de estrada rural do Córrego do Prego, dentro do Programa Melhor Caminho. Participa ainda do encerramento do 8º Encontro Nacional do Novilho Precoce.

Vacinação contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento fechou o balanço da vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo. Araçatuba, uma das maiores regiões produtoras de carne bovina, vacinou 99,91% do seu rebanho.

A média estadual ficou em 99,40%, recorde de cobertura. A última vacinação em novembro do ano passado alcançou 99,39%.

A carne bovina na região de Araçatuba corresponde a 25% do valor da produção agropecuária regional, cerca de R$ 139,5 milhões. É uma das regiões mais importantes na exportação da carne bovina paulista. O Estado de São Paulo é zona livre de aftosa há sete anos e o Brasil não registra nenhum caso da doença há uma ano e meio.

Novilho Precoce

O 8º Encontro Nacional do Novilho Precoce, termina no próximo sábado, dia 5 e tem o objetivo de mostrar as vantagens e a viabilidade econômica da atividade. De acordo com a Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), o Brasil abate cerca de 40 milhões de cabeças por ano, deste total 10% pertence ao grupo dos bovinos abatidos com cerca de 24 meses. A idade normal fica acima dos 36 meses.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
C.A